Tipos de pisada: sabe qual é a sua?

Existem diferentes tipos de pisada! Cada estilo impacta a forma que o pé toca o chão e influencia o balanceamento das articulações do quadril, joelhos e tornozelos.

Uma pessoa não escolhe o seu tipo de pisada. 

Ela pode até imitar por um momento determinado estilo, mas o seu caminhar natural, o que se sente mais confortável, será sempre um específico e alheio a sua vontade, porque o tipo de caminhada é determinado por características como a anatomia do pé, a formação da musculatura e outras características individuais relacionadas a fatores genéticos. 

Cada estilo demanda uso de calçados específicos e atividades físicas específicas de fortalecimento para evitar lesões, principalmente durante a prática de atividades esportivas. 

Veja abaixo quais são os tipos de pisada existentes e suas principais características.

Os tipos de pisada

Não será difícil identificar qual é o seu tipo de pisada porque não há uma grande variedade. Ao todo são 3 tipos de pisada:

Neutra: a pisada ideal

A pisada neutra é considerada a ideal para muitos ortopedistas por não sobrecarregar as regiões do pé, por ter balanceamento perfeito. 

Essa pisada se caracteriza por um pé plano que devido a esse formato consegue distribuir o peso de maneira homogênea pelo membro. 

A parte interna e externa do pé tem contato com o solo em proporções iguais.

Pronada: desgaste lateral

Pisada em que o desgaste ocorre, de forma mais acentuada, na parte interna do pé recebe. É comum em pessoas com joelhos desalinhados.

Uma maneira de identificação da pisada de um pronador é observar o desgaste provocado no tênis. Devido à característica da pisada é comum que a lateral do calçado, parte interna, apresente maior deterioração. 

Supinada: lateral externa do pé

Se trata da pisada oposta a do pronador, ou seja, a lateral externa do pé tem contato primeiro com o solo. Isso significa que essa região sofre a maior carga. Isso tende a provocar desgaste concentrado na parte externa do calçado. 

Tipos de pisada: identifique a sua!

Sem dúvida a melhor forma de identificar o tipo de pisada é consultar um especialista. Isso não sendo possível, outra forma é visitar lojas de tênis ou stands associados à prática de corrida que façam o trabalho de identificação.

Geralmente, nesses lugares há um sensor junto a placas que identifica a região do pé com maior concentração de força. Informação essencial para identificar o estilo de pisada.

Outra dica é observar o seu calçado e avaliar o desgaste da sola. Se o desgaste for por igual, isto é, apresenta uma uniformidade, é indicativo de pisada neutra. Se tiver alteração mais acentuada em uma das extremidades, sinal de pisada pronada ou supinada. 

Há algum problema em não ter a “pisada ideal”?

Se você não tiver pisada neutra, não se preocupe. Mesmo não sendo a melhor pisada, seus desgastes são assintomáticos para a maioria. Só proporcionam transtornos com o exercer de atividades físicas intensas (corridas) sem o devido fortalecimento muscular da região para reduzir os efeitos da sobrecarga e prevenir lesões

Em casos de lesões devido a essa falta de prevenção, a melhor forma de tratamento é com fisioterapia.

Gostou deste conteúdo sobre tipos de pisada? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!