São Silvestre: as lesões musculares mais comuns durante a prova. Saiba como se prevenir!

Curioso para saber quais são as principais lesões musculares que acometem os corredores da São Silvestre?

A Fisios do Bem preparou este post para apontar quais são as principais lesões musculares e o que você deve fazer antes da prova para evitar esses transtornos.

Tire suas dúvidas agora!

Antes: vai ter São Silvestre 2021?

Então… Até o começo de novembro a prova era dada como certa. Mas com a explosão de casos de covid na Europa e o surgir de uma nova variante, todos os grandes eventos de final de ano tiveram que ser reavaliados.

Até o momento, na data de escrita deste artigo, em 09/12/21, o evento está confirmando. A principal emissora do país confirmou a transmissão do evento.

A São Silvestre 2021 está marcada para 31 de dezembro, às 9h, horário de Brasília, em São Paulo.

Quais são as lesões musculares mais comuns de corredores da São Silvestre?

A São Silvestre não é moleza. São 15 quilômetros de prova pelas ruas da cidade de São Paulo. O percurso inclui subidas, descidas e curvas.

É preciso se preparar meses antes para suportar a caminhada, senão, aumentam muito as chances de ter que lidar com os seguintes transtornos:

Canelite

Ou “Síndrome do estresse tibial medial”. Trata-se de uma lesão que afeta o osso da canela, ou região interna da tíbia.

Como evitar?

Fortalecimento muscular e alongamentos. É importante também evitar cargas muito intensas de treinos. Respeite os limites do seu corpo.

Tendinopatia ou tendinite

Seguindo com a lista de principais lesões musculares durante a corrida de São Silvestre, a tendinite se caracteriza como uma inflamação no tendão, localizado entre a panturrilha e o calcanhar.

Como evitar?

Invista no fortalecimento do tendão de Aquiles, quadríceps e da parte posterior da coxa. Foque também nos alongamentos e é importante que aumente gradualmente sua carga de treinos.

Sola do pé: fascite plantar

Lesão que afeta a sola do pé, bem próximo ao calcanhar. O incômodo costuma surgir pela manhã, ao pisar no solo.

Como evitar?

Trabalhe para fortalecer a panturrilha, o quadril e quadríceps. Os alongamentos devem fazer parte de sua rotina e a carga no treino deve ter acréscimo gradual.

Fratura por estresse

Prosseguindo com as lesões musculares típicas de São Silvestre, a fratura por estresse ocorre geralmente no fêmur, tíbia, fíbula e pés.

Como evitar?

Evite treinos repetitivos e por demais intensos. Programe intervalos de descanso.

Antes da prova

Mesmo se você for um corredor com experiência em maratonas, é recomendável que agenda uma avaliação médica, com um especialista em medicina esportiva e faça exames cardiológicos e ortopédicos para se preparar melhor para a prova.

Também deve ter uma avaliação sobre a condição de sua musculatura, do sistema cardiopulmonar e das articulações antes da corrida.

Receber o acompanhamento de um educador físico é o mais indicado. O preparo com esse profissional envolve fortalecimento muscular e treinamento para a corrida.

Não aguenta ficar mais em casa? Está louco para correr, rever velhos conhecidos, conhecer novas pessoas? Essa preparação prévia é ainda mais importante para corredores amadores.

Marque uma avaliação na Fisios do Bem. Somos uma clínica de fisioterapia especializada em preparo e tratamento de lesões musculares de atletas profissionais e amadores.