3 bons hábitos para a saúde dos ossos

A fisioterapia é uma aliada para a saúde dos ossos, principalmente para quem sofre de osteoporose. Previne deformidades e fraturas ósseas, fortalece os ossos, músculos e articulações. 

Neste artigo, vamos passar algumas dicas para garantir a saúde dos ossos, prevenir problemas futuros e contribuir no processo de recuperação de traumas.

Anda sentido dores que antes não sentia? Desconfia que sua rotina não colabora em nada para a saúde dos ossos? É muito sedentário, tem alimentação péssima e se expõe para o sol tanto quanto um vampiro?

Faz bem em ter essa preocupação e procurar se informar sobre saúde dos ossos. 

Acredite: não é preciso de mudanças tão radicais na sua vida para se prevenir contra doenças ósseas. A incorporação de pequenos hábitos, já faz uma grande diferença. 

3 bons hábitos para a saúde dos ossos

Melhore sua alimentação

“Melhorar” nesse contexto não significa virar vegano, vegetariano, fazer inveja a um nutricionista. Claro, quanto mais você puder melhorar sua alimentação, melhor para você, mas não é preciso de uma revolução para obter ao menos o mínimo necessário para a saúde dos ossos.

Incorporar alguns hábitos alimentares, acrescentar alguns alimentos na sua rotina, costuma ser suficiente para surtir bons efeitos. 

Esse livro pode te ajudar a entender como funcionam os hábitos e quais são as melhores estratégias para modificá-los.

O que você deve priorizar na sua alimentação para a saúde dos ossos é o cálcio.  É esse nutriente que garante força, integridade e estabilidade aos ossos. Por isso, deve ser consumido diariamente.

Crianças necessitam de 500 a 800 mg de cálcio dia. Adultos, 1000 mg. Adolescentes e idosos, 1300 mg. 

Banho de vitamina D

A vitamina D é importantíssima para absorção de cálcio pelo organismo. Há alimentos ricos em vitamina D, mas sem dúvida a fonte mais rica, e barata, é o sol. 

Saia da caverna por pelos 15 minutos por dia para se expor aos raios solares. O isolamento em ambientes fechados pode causar deficiência de vitamina D e consequentemente afetar a saúde dos ossos.

Apenas tenha o cuidado de evitar o sol do meio-dia para evitar problemas dermatológicos.

Mexa o esqueleto!

Não tem como fugir. Qualidade de vida e exercícios físicos andam de mão dadas. Mas novamente: não precisa mergulhar de cabeça nisso de um dia para o outro, ou começar a fazer o treinamento do Rocky Balboa. 

Meia hora de atividade física, dia sim, dia não, já é um ótimo upgrade na sua rotina de sedentário. E a atividade física pode ser uma caminhada, um joguinho de futebol, uma dança, uma partida de tênis ou musculação na academia.

Se puder alternar essas atividades, show, vai fundo, a saúde dos ossos agradece. 

Se você tiver passando por fisioterapia ou outro tratamento, apenas busque orientações se uma dessas atividades pode comprometer a sua recuperação devido a condições específicas do seu caso. 

Assine a nossa news!

Gostou dessas dicas de bons hábitos para a saúde dos ossos? Gostaria de receber mais? Assine nossa newsletter e receba sempre as melhores dicas para manter a saúde do corpo e acelerar resultados de tratamentos!