Sua cartilagem do joelho “evaporou”? E agora? Tem reposição?

Você suspeita que a causa dessa dor constante seja a cartilagem do joelho? Ou melhor, o desgaste excessivo da cartilagem do joelho?

Bem, digamos que você descubra, receba o diagnóstico via exame detalhado em um hospital, que de fato sua cartilagem do joelho “evaporou”.

E aí? Quais são as suas possibilidades? É possível fazer a reposição? Ou terá que viver a base de medicamentos para controlar a dor?

É possível repor a cartilagem do joelho?

Sim, felizmente é possível fazer tal reposição e pôr fim ao tormento das dores localizadas, contudo, o procedimento pode não ser simples ou rápido.

O papel da cartilagem do joelho

A cartilagem é um tecido que reveste as articulações do corpo para suavizar o impacto do atrito dos ossos uns contra os outros.

No caso do joelho, ela forma uma espécie de colchão que amortece o impacto e o distribui de maneira uniforme para evitar excesso de pressão em apenas uma parte do corpo.

Mas esse tecido é sujeito a desgaste e quando é superior à capacidade de recomposição do corpo, estabelece-se a condropatia. Condição que, se prolongada, provoca a destruição completa da cartilagem e o surgir dos transtornos advindos da falta desse “amortecedor natural”.

Sintomas da falta de cartilagem do joelho

Se apresentar mais de um desses sintomas, são grandes as chances de você sofrer do problema. Mas somente um exame detalhado poderá fornecer um diagnóstico preciso e definitivo:

• Inchaço;
  • Dor na articulação;
  • Estalidos;
  • Rigidez;
  • Fadiga muscular no final do dia;
  • Não conseguir dobrar ou esticar o joelho;
  • Atrofia do músculo da coxa;
  • Dificuldade para fazer tarefas simples e diárias, como caminhar, agachar, subir e descer escadas.

Confirmado: sem cartilagem do joelho. E agora?

Com a confirmação de que as dores que sente no joelho são derivadas de fato pelo desgaste completo da cartilagem, você terá duas possibilidades de tratamento: a clínica e a cirúrgica.

Tratamento clínico

É o caso menos grave de falta de cartilagem do joelho, porém é incômodo. A deterioração não foi total, mas se encontra em estado avançado. O tecido não consegue exercer mais com eficiência sua função.

O tratamento clínico demanda consumo de medicamentos, trabalho de fortalecimento muscular e fisioterapia.

Tratamento cirúrgico

Sem dúvida o caso mais grave e que pede mais urgência. Há diversas formas de fazer o procedimento cirúrgico:

• Microperfurações (são feitos furos no osso para provocar sangramento e liberação de substâncias para formar tecido fibrocartilaginoso);
  • Cartilagem sintética;
  • Condroplastia (cirurgia plástica de recomposição);
  • Mosaicoplastia (transplante de cartilagem retirada de outra parte do corpo do paciente);
  • Osteocondral (transplante de cartilagem retirada de doador).

Entre outras possibilidades de cirurgia.

Causas de desgaste

Se você é sedentário, no mínimo deve desconfiar que está incluído no grupo de risco, porque sedentarismo costuma ser a causa para diversos males no nosso corpo. Não difere com cartilagem do joelho.

Mas quem faz muita atividade física também está incluso no grupo de risco, porque esforços intensos e repetitivos causam desgaste na cartilagem. Se o tempo de descanso não for o suficiente para repor o tecido desgastado…

Traumas agudos na região também são outra causa comum para desenvolver o problema. Entorses e contusões no joelho são grandes vilões e corriqueiros em esportes de contato.

Fisioterapia é na Fisios do Bem!

Repor a cartilagem do joelho é possível como viu acima, porém o processo de recuperação e restauração é lento e necessita de dedicação.

Contar com a ajuda de profissionais para te auxiliar nos exercícios e te motivar a voltar ao melhor da sua forma sem dúvida é um ótimo investimento.

Conheça o atendimento Fisios do Bem e agende uma avaliação!

Gostou deste conteúdo sobre cartilagem do joelho? Então curta, compartilhe. Você faz a diferença!