Quais as principais causas de dor no joelho?

Quem nunca sentiu dor no joelho? Ocorre que existem dores e dores. Há aquelas que são naturais e inevitáveis, como as provocadas por desgaste da articulação ou por lesões esportivas.

Porém, há outras que são mais graves, que não se limitam a um incômodo. Chegam a impedir que a pessoa caminhe ou se sustente em pé por muito tempo.

Nesses casos, é necessária intervenção externa para verificar a causa do transtorno e aplicar as soluções cabíveis para resolvê-lo.

Nos próximos tópicos, listaremos quais são as causas mais comuns de dor no joelho e os melhores tratamentos para cada uma.

Confira!

As principais causas de dor no joelho

Estilo de vida, atividades repetitivas, problemas crônicos, são várias as causas para dor no joelho e felizmente a maioria tem solução. Veja mais detalhes a seguir.

Tendinite

A tendinite é uma inflamação no tendão do joelho cuja dor pode variar conforme a sua localização.

Se localizada na parte frontal, significa que o tendão patelar foi o afetado. Se na parte lateral, tendão iliotibial. Parte interna do joelho? Pata de ganso.

O sintoma mais característico da tendinite é dor ao esticar a perna.

Para tratar, recomenda-se repouso e usar uma faixa elástica no joelho. Consultar um ortopedista e iniciar fisioterapia para fortalecimento dos músculos, é essencial para a recuperação e prevenção.

Lesões por trauma

A causa de dor no joelho mais comum cuja intensidade pode variar. O fundamental é identificar o grau da lesão que pode ocorrer por quedas, pancadas, torções, etc. A depender da gravidade, repouso e compressas frias e quentes pode resolver.

Nos casos mais graves, avaliação médica, medicamentos e fisioterapia é a receita para aliviar a dor e recuperar o movimento da perna.

Rompimento de ligamento

Pancada, torção, entorse, mudança súbita de direção podem causar o rompimento do ligamento. Novamente, o local da dor serve de guia para determinar a origem da dor.

Se doer ao esticar a perna, possível indício de ligamento patelar rompido.

Dor na lateral do joelho é indicativo de lesão no ligamento cruzado posterior, anterior ou ligamento coronário.

Dor bem no meio do joelho é sinal de lesão nos ligamentos posterior, anterior e cruzado.

E por fim, incômodo na parte interna sugere ligamento colateral medial rompido.

Para tratar, bolsas de gelo por 20 minutos, repouso, uso de muletas e elevar a perna para evitar o inchaço. Também é recomendado aplicar uma faixa elástica no joelho.

Para os casos mais graves, é indispensável auxílio médico para imobilizar o joelho com tala e se submeter a cirurgia, se necessário.

A fisioterapia será a principal aliada pós-cirurgia para recuperar a caminhada normal.

Bursite

É o nome que se dá quando ocorre uma inflamação ou irritação nas bursas. Trata-se de uma pequena bolsa com líquido na região do joelho. Sua função é reduzir a fricção dos ossos nos tendões e músculos, operar como uma espécie de amortecedor.

Quando afetadas por algum problema, o joelho incha e incomoda o paciente.

Bolsas de gelo e repouso é o tratamento indicado para os casos mais leves. Os mais complexos necessitam de acompanhamento médico com aplicação de corticoides ou anti-inflamatórios.

Trate sua dor no joelho na Fisios do bem!

Recupere sua qualidade de vida e bem-estar tratando sua dor no joelho na Fisios do Bem. Clínica de fisioterapia especializada em tratar atletas profissionais, amadores, trabalhadores e terceira idade!

Estamos localizados no bairro da Vila Olímpia em São Paulo. Nossos profissionais são experientes, qualificados e bem avaliados.

Saiba mais sobre nosso método e tratamentos!

Gostou deste conteúdo sobre as principais causas de dor no joelho? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para nós!