Artrose no Joelho: causas, sintomas e fisioterapia

A artrose no joelho pode afetar pessoas de diversos perfis. Desde o senhorzinho que joga dominó na praça, a jovens que passam o dia nos games. É um problema que não se restringe ao joelho, pois afeta e reduz consideravelmente o bem-estar e a qualidade de vida.

Pessoas que sofrem com artrose no joelho não conseguem desempenhar diversas atividades e dificilmente conseguem ignorar o incômodo se não estiverem em absoluto repouso.

O que é artrose no joelho e como afeta a qualidade de vida?

Também conhecida como “osteoartrose”, a artrose no joelho é uma doença crônica que afeta as articulações do joelho ao danificar a cartilagem e suas estruturas adjacentes.

A cartilagem é uma espécie de amortecedor que reduz os impactos sobre a região ao caminhar ou correr.

Sua deterioração provoca diminuição da capacidade de absorção de impactos e consequente aumento de incômodos na região.

Os principais sintomas de artrose no joelho são:

  • Dor ao movimentar o joelho (passa somente com o repouso);
  • Rigidez no início do movimento;
  • Inchaço, também conhecido como “Derrame articular”;
  • Dificuldade em se apoiar no joelho;
  • Deformidade progressiva.

Quais são as causas de artrose no joelho?

As causas para esse transtorno são diversas, mas não se trata de uma doença de desenvolvimento multifatorial. Apenas um fator pode ser o suficiente para ocasionar o transtorno.

A causa mais comum de artrose no joelho é o processo degenerativo inevitável decorrente do envelhecimento natural.

A cartilagem se desgasta naturalmente com o passar do tempo e em alguns casos o desgaste é intenso e acelerado.

O excesso de peso é outra causa frequente para o estabelecimento do problema. O sobrepeso acelera o desgaste por exigir demais das articulações.

Fratura, traumatismo, lesão de ligamentos cruzados são outras causas concorrentes.

Tem cura? Sobre o tratamento

Artrose no joelho tem cura, mas a recuperação passa pela aplicação do tratamento adequado.

A perda de peso costuma ter papel importante no processo, mas caberá o especialista identificar a origem do problema. Ele se encarregará de estabelecer uma rotina de exercícios que visem o fortalecimento da região para desacelerar o desgaste.

Isto se ainda existir cartilagem. Caso não, é necessário realizar pequeno procedimento cirúrgico para enxertar a substância no local.

Mas esse se trata de um caso extremo. O normal é que os sintomas incômodos mobilizem o indivíduo a se consultar com um médico para alcançar algum alívio antes da deterioração total e irreversível da cartilagem.

Nesses casos a fisioterapia exerce papel extremamente importante. Nas sessões de fisioterapia aplicam-se técnicas muito úteis ara o controle da artrose no joelho.

Há exercícios específicos para manter a funcionalidade articular, reforçar a musculatura da face posterior da coxa, melhorar a absorção de cargas e gerar equilíbrio mecânico na articulação.

Agende uma consulta na Fisios do Bem!

Se você é morador de São Paulo e está procurando um local para tratar sua artrose no joelho, convidamos a conhece a Fisios do Bem. Somos uma clínica de fisioterapia especializada em tratar jovens e idosos, atletas amadores e profissionais. Conheça nosso trabalho e veja nossas avaliações!