Fisioterapia Orofacial: trata dores de cabeça?

Será que a Fisioterapia Orofacial trata dor de cabeça? Se você sofre de cefaleia crônica, não sabe por que vive com esse desconforto, mesmo se medicando e consultando médicos, este post pode ser muito de seu interesse.

Sendo bem objetivo: Sim, a Fisioterapia Orofacial pode tratar dor de cabeça, se essa dor estiver associada à Disfunção Temporomandibular (DTM).

O que é DTM?

A DTM é uma distensão da Articulação Temporomandibular (ATM), localizada entre o crânio e a mandíbula. Ela também está associada a um grupo de músculos usados para o abrir e fechar da boca.

Ela pode ocorrer em pós-operatório de cirurgia facial, lesão na face, ou em decorrência de anormalidades do sistema estomatognático.

Sintomas da DTM

A dor orofacial é um dos principais sintomas da DTM e ela pode vir acompanhada de estalos na mandíbula, dores musculares no pescoço, nuca e no abrir e fechar da boca. A DTM também pode causar dor de cabeça.

O desconforto na região como consequência da DTM costuma provocar sensação de aperto amenizado somente com o relaxamento da pessoa.

A tensão muscular é uma das grandes responsáveis por causar o desconforto. Pacientes com DTM têm o hábito de ranger os dentes durante a noite e desenvolver o bruxismo.

Esse problema, além de desgastar os dentes ameaçando quebrá-los, pode causar dor de cabeça.

Portanto, se você vive com cefaleia e até agora não descobriu a causa, note se a dor vem acompanhada com desconforto em outros grupos musculares próximos à região.

O que a Fisioterapia Orofacial pode fazer para resolver o problema?

A Fisioterapia Orofacial trata-se de um campo da fisioterapia voltada exclusivamente as articulações temporomandibulares.

Ela trata DTM e suas disfunções associadas aplicando:

• Exercícios musculares adequados;
  • Relaxamento muscular com movimentos suaves;
  • Massoterapia;
  • Exercícios isométricos;
  • Eletroterapia.

E outros recursos.

Tratando a causa da tensão muscular, a causa da disfunção orofacial, o efeito prático é eliminar todo o desconforto existente na região, incluindo a dor de cabeça.

Portanto, sim, a Fisioterapia Orofacial pode tratar dor de cabeça. Contudo, para saber se a causa do transtorno está relacionada a disfunções na articulação entre o crânio e a mandíbula, é necessário se submeter a uma avaliação médica.

Avaliação que encontre indícios do transtorno baseando-se em exames e no relato do paciente.

Quando a Fisioterapia Orofacial é indicada?

Não é necessário o diagnóstico de DTM para uma pessoa ser submetida ao tratamento por Fisioterapia Orofacial.

O procedimento costuma ser recomendado preventivamente para pacientes que passam por cirurgia facial, remoção dos sisos e outros eventos que interfiram no uso dos grupos musculares e articulações da face.

Programa Fisios Orofacial

A Fisios do Bem é especializada em Fisioterapia Orofacial para pré e pós-operatórios, alívio de tensões musculares na face e no pescoço; e para tratar de paralisia facial.

Localizada no bairro da Vila Olímpia em São Paulo, conta com profissionais experientes e bem avaliados. Em apenas alguns anos de atividade se tornou referência na região. Saiba mais sobre sua Fisioterapia Orofacial. Gostou deste conteúdo sobre se Fisioterapia Orofacial trata dor de cabeça? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para nós.