Liberação miofascial ajuda a tratar lesões de treino de musculação?

Quem faz sessão de liberação miofascial costuma pedir bis, porque, uau! É muito relaxante. Principalmente quando feita por um profissional, com os instrumentos adequados depois do treino.

Mas essa técnica de relaxamento ajuda a tratar lesões musculares? Afinal, o que é liberação miofascial e como ela pode beneficiar atletas?

Saiba tudo a seguir!

Para todas as idades e públicos

Antes, é importante deixar claro que não se trata de uma técnica de relaxamento restrita a atletas. Qualquer pessoa pode se beneficiar de sua aplicação, do vovô que passa o dia inteiro no sofá ao moleque que passa o dia no videogame. 

Não é necessário fazer caminhada, jogar bola ou lutar boxe para fazer liberação miofascial, pois a técnica tem como um de seus benefícios efeitos preventivos contra lesões musculares. 

Ou seja, ela pode e deve ser aplicada também antes de uma atividade física para melhorar a flexibilidade, a mobilidade articular e a circulação sanguínea

Liberação miofascial: entenda de uma vez!

A liberação miofascial é uma técnica de terapia manual para alongar as fibras do corpo visando soltar e relaxar a fáscia muscular.

Aplica-se pressão em certos pontos do corpo, manualmente ou com o uso de instrumentos específicos como rolos de espumas, bastões e até bolinhas de tênis. 

Mas você deve estar se perguntando agora: o que é fáscia?

Prazer, fáscia

Fundamental para entender como a técnica de liberação miofascial proporciona os seus benefícios. 

Que são:

  • Prevenção de lesões;
  • Alívio de tensão muscular;
  • Flexibilidade;
  • Melhora a mobilidade articular;
  • Melhora circulação sanguínea;
  • Melhor rendimento nas atividades físicas.

A ação direta na fáscia é fundamental para gerar esses efeitos, por isso é importante entender do que se trata a dita cuja.

Fáscia é uma lâmina de tecido de várias espessuras que reveste, separa e, ao mesmo tempo, interliga diferentes estruturas do corpo. Por exemplo, já parou para pensar como os seus músculos não se atritam uns nos outros quando caminha ou corre?

Em tese, ao mover-se e agitar os diferentes grupos musculares, eles poderiam se chocar uns nos outros e provocar lesões a todo instante. Mas isso não ocorre devido à fáscia que integra a musculatura como uma camada protetora que sustenta, dá forma, transfere energia e liga os movimentos entre as estruturas corporais.

Quando há uma alteração nesse tecido de revestimento causado por traumas, postura inadequada e tensões as consequências são imediatas e incômodas. 

Esse tecido pode ficar mais espesso, rígido e até aderir aos músculos. Resultado: dor ao se movimentar, comprometimento da postura e falta de força muscular. 

Como esse tecido é uniforme, contínuo, ininterrupto, uma alteração em um trecho pode provocar um efeito dominó e espalhar o desconforto para outras partes do corpo.

O tratamento de liberação miofascial atua para restabelecer a forma natural da fáscia e assim acabar com a indisposição que sua disfunção gera.

Liberação miofascial, portanto, ajuda a tratar lesões musculares de treino?

Como dito, a liberação miofascial é útil para prevenir lesões e aliviar dores musculares. Quando a lesão está relacionada diretamente a fáscia, sem dúvida o tratamento vai ajudar. 

Mas a depender da natureza da lesão o tratamento deve ser tratado como medida complementar para tornar o processo de recuperação menos penoso e moroso. 

Ficou interessado?

Então agende uma sessão agora mesmo! A Fisios do Bem é uma clínica de fisioterapia especializada em liberação miofascial. Estamos localizados na V. Olímpia em São Paulo. As primeiras sessões agendadas no mês ganham bônus. Então corre!