Hiperlordose lombar: como realizar um tratamento eficiente

É quase inevitável que uma pessoa com hiperlordose lombar ouça em algum momento: “Nossa, sua coluna está afundando!”.  Ou coisa do gênero. É talvez a principal característica da doença.

Ela se trata da curvatura excessiva da coluna vertebral para dentro do corpo.

No entanto, não é o único sintoma. O transtorno também causa dores no “fundo” das costas, mudança na postura, redução de mobilidade, fraqueza no abdômen, entre outros transtornos.

Uma maneira fácil de fazer o diagnóstico, ou de ao menos poder suspeitar ser vítima da enfermidade, é verificar a curvatura da coluna ao ficar de lado ou tentar (e não conseguir) encostar as costas no chão ao ficar deitado.

O que pode causar a hiperlordose lombar?

São vários os fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver hiperlordose lombar. Às vezes o transtorno é resultado de uma soma desses fatores. Um pode acabar agravando o outro, porém, há situações que apenas uma das causas basta para o despontar do problema.

Vamos por partes.

Postura ruim

Seja em pé ou sentado, má postura pode ser terrível para a coluna por aumentar o desgaste na região e provocar alterações. Os jovens estão sendo cada vez mais afetados pela má postura diante de telas de celular e TVs.

Ficam longas horas com as costas encurvadas, sem apoiar braços e pernas adequadamente e isso colabora significativamente para o desenvolvimento do  transtorno.

Sedentarismo

Ficar hibernando definitivamente não é bom para a saúde física. A imobilidade significa falta de exercícios para fortalecer a musculatura e maior probabilidade de sobrepeso. Músculos abdominais fracos e abdômen protuberante podem provocar o desvio da coluna.

Obesidade e gravidez

O excesso de peso pode sobrecarregar demais a coluna e provocar alterações.

Distrofia muscular

Doença genética que causa fraqueza progressiva e perda da massa muscular.

Tratando a hiperlordose lombar

O tratamento de hiperlordose lombar varia conforme a alteração e gravidade do problema. A primeira fase da recuperação deve passar pelo exame de um ortopedista.

Geralmente, o profissional acaba recomendando sessões de fisioterapia em conjunto com uma atividade física (natação, pilates, etc.). O foco tanto da fisioterapia como dos exercícios são os músculos enfraquecidos, especialmente do abdômen.

O tratamento também visa o alongamento da coluna, dos músculos que se encontram atrofiados.

Na água ou no solo

O tratamento de hiperlordose lombar pode ser feito tanto na água como no solo. No solo, costuma-se recomendar pilates com ou sem equipamentos. A hidroterapia (exercícios são feitos na água) é uma ótima opção para corrigir a postura da coluna.

A Reeducação Postural Global (RPG) também pode fazer parte do tratamento.

A hiperlordose lombar tem cura?

Quando há alterações graves ou distrofia muscular, o tratamento certamente pode ajudar, amenizar os sintomas, corrigir um pouco a postura, no entanto, não será suficiente para promover uma correção total.

É necessária uma intervenção cirúrgica.

Conheça a Fisios do Bem!

Somos uma clínica de fisioterapia especializada em recuperação de atletas (amadores e profissionais), funcionários (pessoas com LERs e DORTs) e idosos com mobilidade reduzida.

Atendemos em consultório ou domiciliarmente.

Equipe composta por profissionais com mais de dez anos de experiência.

Estamos localizados no bairro da Vila Olímpia em São Paulo. Agende uma visita.

Gostou deste conteúdo sobre hiperlordose lombar? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!