O que é hérnia de disco na cervical? Saiba como tratá-la!

Checklist da hérnia de disco na cervical:

Está com dor no pescoço?

O desconforto se estende para os ombros, pernas e braços?

Você sente uma sensação de dormência e formigamento?

Tem dificuldade para mover o pescoço?

Percebe diminuição da sua força muscular?

Se você gabaritou a lista de sintomas acima, sim, você, muito provavelmente, tem hérnia de disco na cervical. O próximo passo será identificar qual a gravidade do transtorno para iniciar o tratamento mais adequado.

A depender da gravidade o método de recuperação pode ser conservador, com a prescrição de exercícios específicos e medicamentos, ou invasivo, com intervenções cirúrgicas.

O que é hérnia de disco na cervical?

Trata-se do deslocamento do disco intervertebral, uma estrutura cartilaginosa da coluna responsável por amortecer impactos e auxiliar em sua redistribuição pela coluna.

O que chamamos hérnia de disco na cervical é o deslocamento do disco localizado no pescoço, entre as vértebras C1 e C7, .

O que pode causar a hérnia de disco na cervical?

Há mais de uma causa que pode levar ao desenvolvimento do quadro de hérnia de disco na cervical. O mais comum é o processo degenerativo que todos estão sujeitos em razão do avançar natural da idade.

No entanto, o transtorno também pode ter como origem hábitos de nosso cotidiano que deformam a região independente dos efeitos do envelhecimento do corpo. Eles podem, inclusive, acelerar os efeitos nocivos provocados pelo envelhecimento.

O principal deles é a má postura, seja para dormir, sentar ou fazer atividades do dia a dia.

Diagnosticando a hérnia de disco na cervical

O paciente apresentando todos os sintomas listados, ou a maioria deles, de começo deve ser examinado por um ortopedista.

O profissional irá fazer uma série de exames que podem ser divididos nas seguintes categorias:

• Sensitivo;
  • Motor;
  • Reflexos;
  • Testes especiais.

O médico pedirá ao paciente para realizar movimentos que envolvam a região cervical para avaliar se há dor e classificar a sua intensidade.

É padrão que solicite exames de raio-X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e outros no esforço de identificar inflamações nos discos cervicais e diagnosticar o estado da hérnia, a gravidade do deslocamento.

Fazendo o tratamento

Após se submeter a uma avaliação clínica, o médico se encarregará de determinar qual é o tratamento mais indicado para o estado da hérnia.

Independente do grau de gravidade, geralmente, o tratamento inicia com uma medida para reduzir o desconforto, a dor. O médico recomenda aplicar compressas de água quente de 3 a 4 vezes por dia.

Também costuma se ministrar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

A fisioterapia é importantíssima para o tratamento. São nas sessões diárias que se aplicam exercícios, com ou sem equipamentos, para reduzir a dor, fortalecer a musculatura e melhorar a movimentação do pescoço.

Cabe ao fisioterapeuta realizar terapia manual, com manipulação e tração cervical, para diminuir a pressão sobre o disco vertebral.

Quando a cirurgia é necessária?

A intervenção cirúrgica só será considerada quando o organismo do paciente não responder aos medicamentos e aos exercícios. Se as dores permanecerem agudas e contínuas, a saída pode ser a cirurgia.

O procedimento não significa regeneração completa, mas costuma reduzir significativamente os sintomas.

Gostou deste conteúdo sobre hérnia de disco na cervical? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença. Marque uma avaliação física na Fisios do Bem e comece hoje a recuperar o melhor de sua forma!