Síndrome do impacto do ombro: causas, sintomas, tratamento

A síndrome do impacto do ombro é um transtorno muito comum em atletas e pessoas de terceira idade. O problema deve ser tratado adequadamente e o mais precocemente possível para evitar complicações.

Neste artigo explicaremos o que é síndrome do impacto do ombro, quais são suas principais causas, sintomas característicos e a melhor forma de tratamento.

Prossiga na leitura para se aprofundar no tema!

O que é síndrome do impacto do ombro e como pode afetar a sua vida?

A síndrome do impacto do ombro trata-se de um conjunto de alterações que ocorrem no complexo ósseo do ombro.

Essas alterações podem ocorrer de maneiras diversas, por isso o nome “síndrome do impacto do ombro” é um tanto genérico, mas útil para colocar no mesmo guarda-chuva uma série de deformidades na região que redundam em transtorno parecido e igualmente incômodo.

Quais são as causas que levam a síndrome do impacto do ombro?

Não há uma causa única, no entanto, existem múltiplos fatores verificados em diversos casos que ocasiona o transtorno.

Os principais observados são:

Traumas

Sem dúvida favorece alterações estruturais na região, sendo em alguns casos o principal e único motivo.

Os atletas de alta performance são o grupo que costuma apresentar com mais frequência síndrome do impacto do ombro provocado por traumas, mas idosos também aparecem com frequência em razão de quedas em casa ou na rua.

Doenças degenerativas

Pessoas com artrose são mais propensas a desenvolver o quadro.

Trabalho

É típico de trabalhadores que precisem movimentar constantemente o braço desenvolverem síndrome do impacto do ombro. Um exemplo é o pintor. Esse profissional move o braço a 90.º repetidamente para exercer sua atividade.

Anatomia do acrômio

O acrômio é uma extremidade lateral da crista da escápula. Se articula com a clavícula e fixa uma parte dos músculos deltoide e trapézio. Pessoas que apresentam um acrômio curvo ou esporões tendem a ter mais desgastes do tendão supra-espinhal e desenvolver a síndrome.

Esporte

Do mesmo modo que determinadas atividades profissionais podem favorecer o surgir do transtorno, atividades esportivas também potencializam o problema em razão do esforço repetitivo e a maior sujeição a traumas decorrentes de quedas ou impactos com terceiros.

Os principais sintomas da síndrome do impacto do ombro

Os sintomas considerados primários da síndrome do impacto do ombro são dores localizadas e limitação de movimentos. A dor tem escala variável e pode se manifestar de modo diverso.

Há pacientes que relatam desconforto espontâneo ao menor dos movimentos, outros relatam incômodos apenas ao fazer um movimento específico.

Tratando a síndrome

Para tratar da síndrome do impacto do ombro a primeira recomendação é repouso e aplicação de compressas de gelo para aliviar a dor.

Depois, em um tratamento conservador, será ministrado anti-inflamatórios e analgésicos no paciente para diminuir a inflamação.

Após essas etapas, ele estará apto a iniciar sessões de fisioterapia para fortalecer a musculatura.

Faça o seu tratamento na Fisios do Bem!

Marque uma consulta na Fisios do Bem para iniciar seu tratamento de síndrome do impacto do ombro. Estamos localizados no bairro da Vila Olímpia em São Paulo. Somos referência em tratamento de lesões de atletas e trabalhadores com DORTs.