Estalos no pescoço? Cuidado! Saiba os riscos

Você gosta de estalos no pescoço? Acha irresistível o alívio que aquele barulhinho de ossos estalando na cervical proporciona? Então…

Não queremos ser estraga-prazeres, mas essa prática não é legal. Não no sentido de etiqueta, mas no sentido de saúde mesmo.

Estalos no pescoço podem dificultar ou até impossibilitar o movimento do pescoço.

Explicamos mais detalhadamente nos próximos tópicos.

Confira!

Por que estalos no pescoço são perigosos?

Você não precisa evitar a todo custo fazer estalos no pescoço. O problema está em como você faz e na frequência que faz.

Se você não fizer da maneira correta, arrisca lesionar os nervos do local. Isso ocorrendo, se prepare: terá que suportar muita dor e talvez nem conseguir movimentar o pescoço.

Isso pode ocorrer, por exemplo, se estalar o pescoço com muita força.

A frequência dos estalos também podem ser um complicador. O risco é os ligamentos das articulações ficarem esticados de maneira permanente. Condição que favorece o desenvolver de osteoartrite.

Ainda há outra possibilidade desagradável.

Ter vasos sanguíneos perfurados. A força e a frequência potencializam esse transtorno e também o de ocasionar coagulação sanguínea nos vasos.

Situação perigosíssima, pois pode bloquear o fluxo sanguíneo para o cérebro.

O nosso pescoço quando estala

Quando provocamos estalos no pescoço, às articulações esticam e as bolhas de gases que se encontram nesses locais são liberadas bruscamente. Liberação súbita que provoca os estalos, o ruído característico do movimento.

Esse é o motivo do estalo fazer parecer que liberou uma pressão no local, pois, de fato, liberou mesmo.

Os estalos provocam liberação de endorfina (substâncias que ajudam a aliviar a dor) nas articulações do pescoço.

A questão, como já dito, é o modo e a frequência dessa liberação.

Consulte um fisioterapeuta

Esse profissional é a pessoa mais indicada para orientar e fazer estalos no pescoço, por saber como funcionam as articulações e quais são os movimentos mais indicados para evitar lesões e gerar o alívio esperado.

Também é o melhor profissional a se consultar se sofrer uma lesão grave na região em decorrência dos estalos.

Se você estalar o pescoço com frequência e mesmo assim não se sentir aliviado, isso é sinal de que suas articulações não estão alinhadas.

Caso perceba inchaço na região, é a senha definitiva para consultar um fisioterapeuta. O mesmo se sentir dor excessiva e prolongada nas articulações ou se reparar que está perdendo a mobilidade do pescoço.

Confie em que entende de fisioterapia!

A clínica Fisios do Bem conta com grandes especialistas da área com mais de 10 anos de experiência na profissão. Profissionais que atendem desde a idosos com dificuldade de locomoção a atletas de alta performance.

Prestamos atendimento em consultório ou domiciliarmente. Estamos localizados no bairro na Vl. Olímpia em São Paulo. Venha nos fazer uma visita! Saiba mais de nossa história e nossos diferenciais!

Gostou deste conteúdo sobre estalos no pescoço? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Sua participação faz a diferença! Veja mais dicas para a saúde do seu corpo no Blog Fisios do Bem.