Correção de Deformações Ósseas

A cirurgia de ortognática é um procedimento odontológico cujo objetivo é restabelecer o padrão facial.

É uma cirurgia indicada para pessoas que sofreram alterações no desenvolvimento ósseo, ou lidam com desconfortos na articulação temporomandibular (ATM). Também é indicada para pacientes que apresentam protusão ou retrusão da mandíbula, ou sofreram fraturas e traumatismos na região.

Trata-se de um procedimento delicado por promover mudanças na estrutura facial. O tempo de recuperação da cirurgia de ortognática é longo e costuma propiciar diversos sintomas pós-cirúrgicos.

A fisioterapia auxilia nessa etapa de pós-cirurgia por promover a redução e alívios dos sintomas mais severos e do tempo de recuperação.

Saiba mais sobre o papel da fisioterapia no pós-cirurgia de ortognática.

A fisioterapia na cirurgia de ortognática

O paciente que precisa se submeter a cirurgia de ortognática pode precisar do trabalho de fisioterapia antes ou após o procedimento. Depende de cada caso.

Antes da cirurgia, o tratamento auxilia no relaxamento, na analgesia e na desprogramação muscular. Os profissionais da área também podem orientar o paciente a mudar o seu padrão mastigatório e evitar hiperatividade muscular.

Depois da cirurgia, a função da fisioterapia se concentra em aumentar a amplitude da abertura da boca, evitar aderências, preparar os músculos responsáveis pela mastigação, assim como promover o retorno do movimento da mandíbula e da função dos músculos do rosto.

As técnicas de fisioterapia empregadas no pós-cirurgia de ortognática

Os exercícios a serem aplicados não é um padrão para todos os pacientes, pois depende do caso e de reação de cada paciente após esse procedimento de grande escala.

Mas as técnicas de fisioterapia mais usadas nesses casos são as que mesclam exercícios de terapia manual com exercícios mandibulares e cervicais.

Liberação miofascial costuma ser empregada, o mesmo ocorre com a drenagem linfática.

O paciente precisa ter disciplina e fazer exercícios que estimulem a amplitude da abertura de sua boca, mesmo sem a presença dos fisioterapeutas, como uma lição de casa que precisa fazer para que o tratamento tenha o efeito esperado e ele possa se recuperar o mais rápido possível.

Outras técnicas de fisioterapia usadas no pós-cirurgia de ortognática:

  • Bandagem elástica (tape);
  • Laser;
  • Massagem para relaxamento muscular;
  • Manipulação intraoral;
  • Crioterapia;
  • Termoterapia;
  • Mobilização de cicatrizes;
  • Instrumentos de mastigação;
  • Exercícios de mímica facial.

Lembrando que essas são algumas das possibilidades e nem todas serão necessariamente aplicadas. A escolha dos exercícios de fisioterapia de pós-cirurgia de ortognática está condicionada a condição de cada paciente.

A fisioterapia deve iniciar logo após a cirurgia

Uma dúvida entre os pacientes de cirurgia de ortognática é se a fisioterapia deve começar imediatamente após o procedimento ou se é necessário ter alguns dias de repouso.

É importante que o início das atividades ocorra logo após a cirurgia. É comum os pacientes apresentarem efeitos colaterais como edema, processo inflamatório, tensão da musculatura,  cicatrização dos pontos, aderências e outros transtornos.

Como explicado, a fisioterapia reduzi esse desconforto, por isso quanto antes começar, será melhor para a qualidade de vida do paciente.

Gostou deste conteúdo sobre fisioterapia no pós-cirurgia de ortognática? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!