Dor torácica é sempre sinal de doença cardíaca?

Volta e meia sente dor torácica, pontadas na região do peito, e fica preocupado? Teme que seja um problema cardíaco?

Faz bem em se preocupar, pois, de fato, um dos sinais de que algo não vai bem no sistema cardíaco são dores localizadas no peito, fadiga, falta de ar entre outros sintomas.

Até setembro desse ano, só no Brasil, morreram mais de 230 mil pessoas por doenças cardiovasculares.

Por isso, é sempre bom ligar o alerta quando começa sentir dor torácica. Contudo, não é motivo para entrar em pânico.

Nem sempre dor torácica está relacionada a problemas no seu “motor”. O alerta deve ser maior para quem tem na família histórico de doenças cardiovasculares.

Para os que não têm, há outras causas que, até um diagnóstico mais preciso, competem em pé de igualdade para ser a origem do transtorno.

Veja a seguir outras causas de dor torácica não relacionadas a problemas cardíacos.

Causas para dor torácica

Naturalmente o primeiro pensamento que vem a cabeça ao sentir dor no peito é o coração. Contudo, esse órgão não é o único elemento existente nessa região do corpo.

A caixa torácica é composta pelas costelas, osso esterno e a coluna torácica. A função desse conjunto de ossos é proteger os órgãos em seu interior.

São doze vértebras ao todo que se articulam as costelas e as escápulas. Pode ocorrer de algumas dessas costelas sofrerem pequenas infecções por causas diversas. Por exemplo:

Doenças na região das costelas ou em suas cartilagens;

Doenças nos músculos peitorais ou nos nervos localizados no tórax.

Lesões musculares

A dor torácica também pode ser provocada por lesões musculares. Normalmente, surgem após o exercer de atividades físicas.

Elas também podem ser derivadas de alguns esforços repetitivos que pressionam a caixa torácica, como tosse ou pegar objetos pesados.

Problemas digestivos

O desconforto na região do peito pode ser uma reação ao mau funcionamento do sistema digestivo.

Má digestão, refluxo ou condições que dificultam a ingestão dos alimentos acabam provocando azia e queimação. A dor no peito pode ser resultado de queimação na garganta ou no esôfago.

Excesso de gases também pode ser a causa para pontadas no peito, assim como cálculos biliares (pedra na vesícula) e inflamação no pâncreas. Esses transtornos causam dores abdominais que podem irradiar para o peito.

Doenças pulmonares

Outra causa de dor torácica são as doenças pulmonares.

Transtornos como Embolia e hipertensão pulmonar causam desconforto nessa região do corpo e confundem o paciente sobre a origem do problema.

Pressão alta

Pessoas que têm pressão alta costumam ter dor torácica. Um médico cardiologista é o mais indicado para iniciar um tratamento que controle a pressão.

Identificando o infarto

Para diferenciar essas causas de dor torácica com infarto, verifique se junto à dor há outros sintomas.

Sensação de aperto no peito, palpitações, falta de ar, formigamento nos braços ou pescoço são sintomas que caracterizam a isquemia cardíaca.

Ao sinal desses sintomas, se dirija a um hospital imediatamente.

Se a causa da dor torácica for problemas ósseos ou musculares, tratamento clínico e fisioterapia é o mais indicado.