Dor forte na virilha ao correr? Saiba o que pode ser aqui!

Dor forte na virilha é uma das lesões típicas dos praticantes de corrida de rua, mas que também pode surgir em pessoas que não tem o hábito de literalmente colocar o pé na estrada. 

A dor nessa região é bem incômoda não só por causar desconforto, mas também por limitar movimentos. Se você está sentindo essa aflição agora, sabe do que estamos falando: não conseguir andar direito, mover a perna. Terrível. 

Para te ajudar com esse problema, preparamos um post explicando quais são as prováveis causas para dor forte na virilha, quais são os grupos de risco e o que é possível fazer para aliviar e tratar o incômodo.

Bora nessa?

Quais são as possíveis causas de dor forte na virilha?

A dor forte na virilha geralmente tem como origem o estiramento de músculos da coxa e articulações. O transtorno ocorre como consequência de esforço excessivo e repetitivo na região. 

Corredores de rua costumam sofrer com dor forte na virilha devido ao esforço que fazem. Porém, o perfil que mais sofre são os atletas amadores que decidem correr longas distâncias.

A falta de preparo e de condicionamento físico são os fatores que potencializam lesões nessa e em outras regiões do corpo. A dor forte na virilha pode surgir imediato a um treino puxado ou após um ciclo de treinos. 

Contudo, a lesão não é restrita aos corredores de corrida. Amantes do futebol, tênis ou outras atividades esportivas que exijam muito do corpo, profissionais ou amadores, também estão mais sujeitos a sentir dor forte na virilha.

Movimentações bruscas do quadril, correr em ruas inclinadas ou acidentadas e questões genéticas são outros fatores de risco. 

A dor forte na virilha é recorrente? Luz amarela!

O desconforto normalmente desaparece com repouso. Se a dor forte na virilha for recorrente e limitar seus movimentos, é motivo para ligar o alerta, pois pode se tratar de um transtorno mais grave. 

A dor neste caso pode ser sintoma de hérnia inguinal. Ocorre quando parte do intestino atravessa os músculos da região. 

Outra possível causa é a síndrome do impacto do quadril. Essa patologia surge com a recorrência de impactos na área no quadril pela cabeça do fêmur. 

Pra receber tais diagnósticos é indispensável uma consulta médica.

Como tratar e aliviar dor forte na virilha?

A primeira recomendação é repouso. Você pode aplicar gelo para ajudar aliviar o desconforto. Uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios também ajudam, desde que prescritos por profissionais.

Fisioterapia é outra medida importante para tratar e evitar dor forte na virilha, pois a prática ajuda a alongar e fortalecer os músculos da região.

Como evitar dor na virilha?

Para evitar dor forte na virilha ao correr é importante que invista em:

 Fortalecimento muscular; 

Alongamentos;

Diminuir a carga de treinos; 

Repousar ao sinal de dor. 

Previna-se!

Mora próximo a Vl. Olímpia?

Conheça a Fisios do Bem. Clínica de fisioterapia especializada em tratar lesões decorrentes de práticas esportivas. Contamos com profissionais com mais de dez anos de experiência atendendo pacientes em consultório ou domiciliarmente. 

Faça o seu tratamento e trabalho de prevenção de dor forte na virilha aqui! Saiba mais de nosso trabalho