Você sabia? Dor no joelho pode ter relação com problemas no quadril. Entenda!

De fato, dor no joelho pode ter como causa um transtorno no quadril. Esse diagnóstico não costuma ser rápido pela relação entre os membros não ser tão óbvia. É comum pacientes descobrirem esse problema somente após várias ressonâncias sem revelar nada de comprometedor no joelho.

Somente com a certeza de que não há nada no local que justifique a dor no joelho é que se pensa na possibilidade de outra região do corpo ser a fonte do incômodo.

A dor no joelho causada por problema no quadril é mais comum em adolescentes, porém qualquer pessoa, não importa o gênero ou a faixa etária, está sujeita a experimentar esse transtorno.

Curioso para saber por que um problema no quadril pode causar dor no joelho? Prossiga na leitura!

A nossa fiação elétrica

O nosso quadril é composto por diversos nervos que ao ser representado em ilustrações se assemelha a uma fiação elétrica. Diversas extensões que se espalham pela região e afluem para outros membros do corpo.

Ou seja, a “fiação elétrica” enerva os músculos da região e de outras associadas. Elas são as responsáveis por proporcionar sensibilidade aos músculos.

Quando os nervos, que integram esse sistema que domina o quadril, sofrem algum dano, alguma irritação, podem causar distúrbios de sensibilidade da musculatura e da pele.

Eles podem afetar os músculos que enervam, como os distais, ou seja, aqueles que estão abaixo da linha do quadril.

Geralmente, a dor se concentra na virilha e começa a se irradiar para a coxa e depois para o joelho. A dor é provocada pelo fato dos nervos da região integrarem, percorrerem, o mesmo conjunto de músculos.

Portanto, a dor no joelho derivada do quadril é decorrência de uma irradiação que tem como indutora os nervos que interligam os músculos distais com o quadril.

Outra possibilidade

Há também outra possibilidade de dor no joelho como resultado de um problema específico do quadril. Essa possibilidade atende por osteoartrite, uma doença degenerativa crônica mais conhecida como artrose.

Essa doença provoca desgaste das cartilagens e dos ossos. É muito comum que o paciente sinta dor no quadril, na virilha e dor no joelho, além de sentir desconforto nas costas e coxas.

O incômodo é mais intenso pela manhã, geralmente, quando levantamos, porém, pode ser ainda mais excruciante ao se fazer atividades esportivas ou grande esforço físico.

Outra consequência da osteoartrite é a diminuição da amplitude do movimento. O portador da enfermidade pode ter dificuldade para afastar as pernas, estendê-las ou cruzá-las.

Como tratar dor no joelho decorrente de problemas no quadril?

Aplicação de gelo, repouso, alongamentos, consumo de medicamentos, em casos mais graves, sessões de fisioterapia são alguns dos métodos adequados para lidar com o transtorno.

Para o caso de artrose, as sessões de fisioterapia são a melhor opção de tratamento. A fisioterapia ajuda a controlar parcialmente a dor e manter a força e o equilíbrio da região.

O fisioterapeuta também cumpre o papel de alertar o paciente sobre o controle do peso, pois o sobrepeso costuma refletir negativamente nas lesões articulares.

Gostou deste conteúdo sobre dor no joelho relacionada a problemas no quadril? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.