Atenção atletas: as principais patologias e lesões no ombro na prática esportiva

Geralmente, as lesões no ombro são causadas por esforço intenso e repetitivo por tempo prolongado. O perfil que se submete com mais frequência a tal condição são os atletas de alta performance.

Nadadores, tenistas, jogadores de vôlei estão mais sujeitos a sofrer lesões no ombro, pois além da modalidade esportiva que praticam exigir muito dos membros superiores durante os jogos, eles precisam treinar muito para manter o alto nível.

Rotina que promove desgastes e necessita medidas de prevenção diárias.

A seguir listamos quais são as principais lesões no ombro que acometem atletas e as opções de tratamento.

Confira!

As principais lesões no ombro de atletas

Os desgastes mais comuns de pessoas que necessitam usar muito os membros superiores no cotidiano são classificados em três grupos:

  • Instabilidade;
  • Impacto;
  • Traumatismo do manguito rotador.

Mais detalhes sobre essas lesões a seguir.

Lesões no ombro por instabilidade

São as lesões decorrentes do deslocamento de uma das articulações do membro devido ao esforço intenso e repetitivo.

Pessoas que sofrem com danos por instabilidade não conseguem levantar o braço sem sentir dor. Outro incômodo é a sensação de “ombro saindo do lugar”

Lesões por impacto

Transtorno que pode ocorrer durante atividades esportivas. Na lesão por impacto, o músculo do ombro se fricciona contra o acrômio, como é conhecida a parte superior da omoplata.

As lesões por impacto provocam o risco de inflamação. É importante procurar uma assistência médica imediatamente se isso ocorrer para evitar o agravamento.

Lesões por traumatismo do manguito rotador

A mais perigosa das lesões para um atleta. Isto porque quando o manguito rotador é lesado, talvez não seja possível recuperar as funções completas da região para o exercício de atividades de alta performance.

Mas o que é o manguito rotador?

É um grupo de músculos e tendões que agrupa e fixa os ossos da articulação dos ombros. São esses músculos os responsáveis por permitir ao indivíduo levantar o braço.

Tratando as lesões no ombro

O tratamento para esse tipo de lesão exige repouso por tempo determinado, gelo, anti-inflamatório, exercícios de fortalecimento e correção de postura. Estes últimos são aplicados durante as sessões de fisioterapia.

Caberá ao profissional fazer uma avaliação do caso e estabelecer uma rotina de exercícios adequada para assegurar uma recuperação que preserve a qualidade de vida e favoreça o retorno das atividades no menor tempo possível.

Em casos mais graves, será necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos. Esses casos também demandarão tempo de repouso e sessões de fisioterapia para recuperar a melhor forma do membro.

Recuperação de atletas é na Fisios do Bem!

Somos uma clínica de fisioterapia composta por profissionais com mais de dez anos de experiência tratando atletas profissionais e amadores. Estamos localizados no bairro da Vila Olímpia em São Paulo. Atendemos em consultório, residência e online.

Agende uma avaliação para conhecer nossa estrutura, métodos e seu plano personalizado de recuperação!

Gostou deste conteúdo sobre as principais lesões no ombro em atletas? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós! Sua participação faz a diferença!