Principais lesões de corrida de rua: veja os tratamentos!

Saiba quais são as principais lesões de corrida de rua para evitar problemas!

Corrida de rua não é uma atividade perigosa que reserva inevitavelmente uma lesão grave. Mas é uma atividade física e como qualquer uma testa os limites de nosso corpo e pode sujeitá-lo a lesões, principalmente se a prática for executada sem orientação profissional.

O que não é raro de ocorrer no Brasil dos últimos anos.

O boom da corrida de rua

Os dados referentes ao número de corredores de rua são um tanto incertos.

A pesquisa realizada em 2015 pelo PNAD, em parceria com o Ministério do Esporte, apontou que 24,6% da população diz praticar exercícios físicos. Mas esse dado inclui pessoas que caminham apenas para ir ao trabalho ou por lazer.

Porém, nos últimos dez anos houve crescimento de mais de 200% no número de eventos de corrida de rua no Brasil (2009-2019), segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Eventos que movimentam quase 1 bilhão de reais por ano.

Esse crescimento da corrida de rua se deve ao aumento da preocupação do brasileiro quanto a sua saúde física e aos benefícios da prática.

Porém, nem todos que decidem iniciar essa atividade fazem uma avaliação médica prévia.

Essa avaliação é importante para adquirir noção sobre a carga diária de treinos compatível as características individuais de momento e quanto aos melhores acessórios para exercer a atividade.

O resultado a médio e longo prazo é o desenvolvimento de lesões de corrida de rua que acabam interrompendo a rotina de exercícios e prejudicando a qualidade de vida.

Veja quais são as principais lesões de corrida de rua, tratamentos e forma de evitá-las a seguir. Confira!

As lesões de corrida de rua

Mais “chata” que canelada: canelite

A canelite é uma inflamação que ocorre nos músculos e tendões no entorno da tíbia, osso da perna. O excesso de treinos é a principal causa de seu desenvolvimento.

Prevenção: fortaleça as pernas fazendo alongamentos e musculação. Importante também investir em um bom tênis de corrida.

Tratamento: primeira fase, repouso total. Uso de medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia para restaurar a força e a função muscular.

Dor na “planta do pé”: fascite plantar

Seguindo com a lista de lesões de corrida de rua. Uma inflamação no tecido que cobre a planta do pé.

Os sintomas típicos da fascite plantar são dores agudas perto do calcanhar, sensibilidade ou rigidez.  Ganho de peso, alterações no formato do pé ou “caminhar errado” durante a atividade são as causas mais comuns desse transtorno.

Prevenção: palmilhas personalizadas são úteis nos casos de alterações no formato do pé. Perder peso e se informar sobre a melhor forma de caminhada também são ações de prevenção.

Tratamento: exercícios de fisioterapia e alongamentos melhoram a flexibilidade e a condição física.

Repetição que machuca: tendinite

A tendinite no Tendão de Aquiles é uma das lesões de corrida de rua mais comuns. A soma de excesso de exercícios, calçado inadequado, ou de baixa qualidade, e terreno irregular resulta no seu desenvolvimento.

Prevenção: Uso de calçados firmes, estáveis e preferencialmente com amortecedores. Fazer alongamentos nos músculos posteriores da perna e não exagerar no tempo e quilometragem dos treinos.

Tratamento: compressas de gelo no local de 3x a 4x por dia, repouso e uso de calçado fechado, confortável e sem salto. Dor muito intensa, ou persistente por mais de 10 dias, pode requerer fisioterapia.

Para mais informações sobre lesões de corrida de rua, diagnósticos, possibilidades de tratamento e formas de prevenção, entre em contato com a Fisios do Bem.

Gostou deste conteúdo sobre lesões de corrida de rua? Então curta, compartilhe, avalie. Sua interação é muito importante para nós.