Artrose no joelho: fim da linha para os esportes?

Artrose é a doença degenerativa crônica mais comum na população mundial e artrose no joelho é o relato mais recorrente (44,6% do público geral) segundo dados da OMS.

O transtorno é uma doença que afeta as articulações do organismo devido ao desgaste da cartilagem que reveste as juntas do corpo humano. Essa deterioração ocorre inevitavelmente com o passar do tempo, ou seja, conforme o envelhecer, mas pode ser acelerada pelo comportamento humano.

Excesso de peso, sedentarismo e sobrecarga de atividade física são fatores de risco.

Como identificar artrose no joelho?

Primeiro preste atenção nos sintomas.

A dor provocada por artrose no joelho costuma ser mecânica. Isto é, surge ao movimentar a perna e cessa ao entrar em repouso.

Outro sintoma de artrose no joelho é a rigidez ao iniciar o movimento de caminhada.

Inchaço na região e mancar por não suporta a dor também são características desse transtorno. Com o passar do tempo sem diagnóstico e tratamento adequado, o joelho entra em processo de deformidade progressiva, o que só agrava o problema.

Ao perceber alguns desses sintomas (o ideal é não permitir o agravamento até o estágio da deformação), o próximo passo é se submeter a um exame clínico com imagiologia para ter a confirmação do diagnóstico.

Com a confirmação da artrose no joelho, praticar esportes está fora de cogitação?

Claro que não. O sedentarismo é uma das causas do desgaste acelerado da cartilagem das articulações. Ficar simplesmente “de molho” não é benéfico para tratar do problema ou preveni-lo.

Sabe-se que atividades físicas, exercícios como corrida de rua, ciclismo e natação melhoram a saúde do coração e colaboram para a eficiência do trabalho dos músculos.

A Sociedade Americana de Reumatologia recomenda algumas dessas práticas esportivas por pelos menos 30 minutos por 5 dias da semana, tanto para prevenir como aliviar os sintomas de artrose no joelho.

“Artrose no joelho não representa o fim da prática esportiva”

Portanto, atividades físicas, e isso inclui práticas esportivas, desempenham papel importante para a prevenção e tratamento desse transtorno. Contudo, essas atividades devem ser feitas seguindo orientação profissional.

O grau das atividades físicas deve ser específico para cada idade e considerar sexo, objetivos e o nível de desgaste da degeneração articular.

Artrose no joelho não representa o fim da prática esportiva.  Pode representar, no entanto, o fim de determinada carga de atividades físicas anteriores ao agravamento do problema, porém não impossibilita a prática de esportes.

Como tratar artrose no joelho?

O tratamento de artrose no joelho usa de medicamentos analgésicos e suplementos alimentares para restaurar as articulações.

Nos casos mais graves, aplicam-se infiltrações com corticoides ou realizam-se procedimentos cirúrgicos, como artroscopia, por exemplo.

Independente do caso, a fisioterapia é uma importante aliada para auxiliar na redução dos sintomas e do retorno de movimentação saudável dos membros inferiores.

Avalie e trate a artrose no joelho na Fisios do Bem

Agenda uma consulta na Fisios do Bem para receber uma avaliação completa e personalizada.

Preparamos cronograma de atividades esportivas conforme as necessidades de seu corpo e aplicamos sessões de fisioterapia para acelerar a redução dos sintomas.

Gostou deste conteúdo sobre artrose no joelho e atividades esportivas? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.