O que é Slap: Lesão, Causas e Tratamentos

No Brasil, quem escuta a pergunta “o que é Slap?”, pode ficar tentado a responder que se trata de um “tabefe” no rosto ou em outra parte. Mas não. O som lembra a onomatopeia associada ao movimento agressivo e que causa mais dano moral do que físico, contudo, o termo é uma sigla de uma expressão em inglês.

O que é Slap?

“Slap” é a abreviação de “Superior Labrum Anterior to Posterior Lesion”, que em brazuquês significa “Lesão do Lábio Superior de Anterior para Posterior”.

Quer dizer que a resposta para o que é Slap é lesão no lábio? Sim, mas não é esse que você está pensando. O “nomão” se refere a uma estrutura interna do ombro chamada de labrum ou lábio glenoidal.

 Ela circunda a superfície articular da glenóide. É responsável por aumentar a área e propiciar mais estabilidade ao ombro.

Lesão Slap e suas consequências

Quando essa região que denomina Slap sofre uma lesão, o principal incômodo é dor ao executar movimentos de arremesso.

Essa dor é tão intensa quanto repentina e causa efeito do chamado “ombro morto”.  Ocorrência que se caracteriza quando o indivíduo perde o controle do seu braço.

Em alguns casos, a pessoa sente apenas um desconforto, mas que prejudica para o exercício de algumas atividades. Atletas, por exemplo, costumam se queixar de perda de potência.

O que causa lesão Slap?

Seguindo com mais detalhes sobre o que é Slap, quais são as causas da lesão nessa região do corpo?

Uma das causas frequentes é de origem traumática. Ou seja, a pessoa sofre um acidente, cai, ou é atingida no local da Slap durante uma atividade esportiva. O impacto pode causar danos na região e favorecer o transtorno.

Outra causa é do esforço intenso. Jogadores de vôlei, tênis, atletismo, nadadores, são os mais propensos a desenvolver esse transtorno no decorrer da carreira por executar diariamente movimentos intensos e repetitivos com os braços.

Por fim, temos a lesão degenerativa, que pode atingir qualquer indivíduo, mesmo sem histórico de atleta. Essa lesão ocorre devido ao envelhecimento natural.

O lobrum/lábio glenoidal se desgasta conforme envelhecemos e pode chegar ao ponto de gerar o transtorno.

A lesão Slap por causa degenerativa é mais comum em pessoas acima dos 40 anos.

Como tratar a lesão Slap?

Concluindo este post sobre o que é Slap, vamos falar agora de coisa boa: do tratamento. Qual é o caminho para se livrar do transtorno? O principal recurso de tratamento é a fisioterapia.

A maioria das lesões é de origem degenerativa. Para lidar com esses casos, a receita é alongar e fortalecer os músculos da região.

Em casos mais graves, é necessário procedimento cirúrgico de baixa complexidade. É feita uma artroscopia visando reparar o local afetado.

Recupere-se na Fisios do Bem!

Se você mora em São Paulo, próximo do bairro da Vl. Olímpia, temos uma recomendação de local para tratar lesão Slap: a clínica de fisioterapia Fisios do Bem. A Fisios é especializada em tratamento de atletas amadores e profissionais. Seus profissionais são experientes e muito bem avaliados.

Entre em contato para agendar uma avaliação.

Gostou deste conteúdo sobre o que é Slap? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença!