Exercício físico: Por que dói: será sempre assim? Descubra aqui!

Você finalmente ouviu o seu médico, a sua namorada, a sua mãe e decidiu fazer exercício físico. Se todo mundo fala que é bom, então, deve ser mesmo, certo? Mas porque após levantar peso, correr e pedalar seu corpo parece que levou uma surra?

Não seria melhor ficar quietinho e sem dor? Toda vez que resolver se mexer até suar terá que lidar com esse tormento no dia seguinte? Isso é razoável?

Calma, amigo. Pode não parecer agora, e talvez esteja torcendo para não existir, mas há uma boa explicação. Parece contraditório, mas a dor é um bom sinal para seus músculos e com o tempo você nem perceberá mais essas “agulhadas” na sua carne.

Veja a explicação abaixo.

Por que dói fazer exercício físico?

Durante uma boa parte de sua vida ostentou uma rotina de muitos comes e bebes e horas e horas de sofá? Se você começar a fazer exercício físico, seu corpo gemerá. É inevitável.

Seus músculos se habituaram a uma carga baixíssima de desgaste. Quando começa a exigir mais energia deles, é natural que reclamem.

Afinal, estavam na vida boa sem fazer nada e de repente precisam subir ladeiras, levantar pneu, esmurrar saco de areia. Pesado.

O aumento do desgaste causa inflamação e aumento da produção de ácido lático. Esse ácido promove renovação natural da pele e dos músculos. Quando há atividade física excessiva, há uma sobrecarga de ácido lático e o resultado é dor.

Outra consequência do exercício físico intenso são as rupturas microscópicas nas fibras musculares. Naturalmente essas rupturas provocam dor, mas você não deve ficar preocupado. Pelo contrário. Deve comemorar.

Como assim?

As rupturas nos músculos são responsáveis pelo processo chamado de hipertrofia. É o nome que se dá ao aumento do volume dos músculos.

Quando nossos músculos sofrem rupturas, eles entram em processo de regeneração. Nosso organismo, inteligente, interpreta que as fissuras ocorreram por não suportarem o desgaste a que foram submetidas.

Para evitar que ocorra novo episódio, ou diminui o estrago de eventos parecidos no futuro, o corpo trabalha para formar fibras cada vez mais fortes no processo de regeneração.

Ou seja, quanto mais o músculo se desgasta e rompe, mas as fibras que o revestem se fortalecem, o que explica o aumento da massa muscular.

Mas toda vez que fazer exercício físico terá que lidar com a dor?

A dor pós-exercício físico ocorre com mais intensidade nas primeiras sessões de treinos que interrompem um longo período de inatividade.

O incômodo surge um a dois dias depois do exercício físico e atinge o seu auge no terceiro. Depois, começa a melhorar.

Conforme o seu corpo for se habituando a nova rotina e seus músculos se fortalecendo com o processo de regeneração, a dor deixa de ser um incômodo.

Ela continuará a existir e poderá ser aguda se intensificar os treinos, mas torna-se mais suportável e administrável com o tempo.

Acredite: do contrário seria difícil encontrar tanta gente nas academias e parques correndo para investir na saúde e manter o corpo em forma.

Mas atenção: caso a dor persista após semanas de treinos, deve ser investigada para entender a causa.

Gostou deste conteúdo sobre porque exercício físico causa dor? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença!