Como amenizar dores crônicas com a fisioterapia?

Um terço da população mundial sofre de dores crônicas. É uma dor que se caracteriza por se manifestar continuamente por meses ou até anos. Ou seja, o indivíduo massageia o local, passa pomada, chega até a se consultar com um médico, mas a dor não passa ou teima em retornar.

É esse tipo de dor influencia pessoas a se viciarem na ingestão de medicamentos. Elas acreditarem que apenas fármacos conseguem amenizar o martírio.

O problema é que se ancorar somente no tratamento a base de medicamentos é insuficiente para lidar com o problema. Geralmente, ele é de origem multifatorial.

Vários fatores contribuem para a manutenção do desconforto e para amenizá-lo ou curá-lo é necessária uma abordagem multidisciplinar.

A fisioterapia cumpre papel importante para amenizar dores crônicas de origem mecânica.

Dores crônicas e suas variações

As dores crônicas são divididas em três grupos:

  1. Mecânicas;
  2. Inflamatórias;
  3. Psicossomáticas.

As dores crônicas de causas psicossomáticas são aquelas que se originam de alterações emocionais. Ansiedade e alta carga de estresse são meios desencadeadores de desconfortos, pois o psicológico consegue afetar a parte física quando alterado.

Dores crônicas de origem inflamatória são uma reação orgânica diante da presença de um agressor.

Já a dor mecânica é decorrente de possíveis desvios ósseos e musculares que exercem uma pressão nervosa contínua no local afetado.

A fisioterapia é eficaz para tratar das dores crônicas mecânicas por poder agir direto na fonte do problema. Ela aplica técnicas para mitigar o desconforto causado.

Amenizando as dores crônicas com fisioterapia

O tratamento com fisioterapia para dores crônicas mecânicas é um dos meios de amenizar o desconforto. A prática se fundamenta na avaliação e dos movimentos para aferir a eficiência em que são executados e sua estabilidade.

O tratamento trabalha para reequilibrar os grupos musculares afetados e que explicam a origem do transtorno.

Os testes realizados na fisioterapia:

  • Postura;
  • Força;
  • Amplitude de movimento;
  • Equilíbrio;
  • Resistência.

Verificando-se o aumento da dor em um desses testes, o profissional colhe indícios sobre a região afetada que necessita de exercícios específicos.

Os exercícios da fisioterapia para dores crônicas mecânicas

A maioria dos exercícios é voltada para fortalecimento dos grupos musculares afetados. Os aeróbicos são os mais recorridos, pois se relaciona a perda de peso para aliviar a pressão sobre as articulações.

O treinamento de resistência é aplicado para melhorar o metabolismo nos discos lombares e ajudar na sua reparação. Trata-se de exercícios repetitivos de amplitude total ao redor da lombar.

Para pessoas com limitações físicas, as atividades mais usuais são:

  • Yoga;
  • Exercícios aquáticos;
  • Pilates;
  • Tai chi;
  • Bicicleta.

Os melhores horários para se exercitar são na faixa da manhã e tarde, de preferência quando os medicamentos estiverem no pico de sua potência.

Alivie suas dores crônicas na Fisios do Bem

A Fisios do Bem atende públicos de todas as idades e perfis.  Atendemos idosos, funcionários de empresas, atletas amadores e profissionais. Fornecemos atendimento na nossa clínica no bairro da Vila Olímpia em SP ou domiciliarmente.

Nossos profissionais acumulam mais de 10 anos de experiência e excelentes avaliações.

Agende uma consulta!

Gostou deste conteúdo sobre como amenizar dores crônicas com fisioterapia? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.