Como evitar e tratar lesão por esforço repetitivo?

Seu trabalho é um convite para lesão por esforço repetitivo?  Ou acredita que seja alguma atividade fora da sua rotina de trabalho que está provocando o incômodo em seus membros superiores?

Não é só no trabalho que podemos desenvolver lesão por esforço repetitivo. Atividades como, crochê, videogame, tênis também são fatores de risco.

Um estudo publicado pelo Ministério da Saúde aponta que a quantidade de lesões por esforço repetitivo teve aumento de 184% nos últimos 10 anos.

A informatização do trabalho sem dúvida é um componente que ajuda a explicar esse salto, mas o nosso estilo de vida influenciado pelo avanço da tecnologia contribui de forma significativa para o desenvolver desse transtorno.

O que é possível fazer para evitar lesão por esforço repetitivo e como tratá-la?

Preparamos esse artigo para responder essas questões e te orientar.

Siga na leitura!

Entenda o problema

O primeiro passo para evitar o avanço do adversário ou derrotá-lo é conhecê-lo, certo? Por isso, cabe uma explicação sobre o que é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Ela é também conhecida como Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho (AMERT), Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) e Lesão por Trauma Cumulativo (LCT).

A lesão por esforço repetitivo se refere a um grupo de enfermidades que atinge as partes moles do sistema musculoesquelético (tendões, nervos e músculos), principalmente dos membros superiores.

Classifica-se como LER:

Os sintomas mais comuns da lesão por esforço repetitivo são dores localizadas nos membros superiores, especialmente nos punhos e nos dedos. O transtorno causa limitação de movimentos e pode se manifestar de outras formas:

• Fadiga muscular;
  • Formigamento;
  • Inflamações.

Entre outros sintomas.

Movimentos repetitivos e intensos causam sobrecarga no sistema musculoesquelético provocando inflamações, dores e comprometimento funcional das atividades dos membros afetados.

Trabalhos manuais como digitação, uso do mouse, práticas esportivas, tocar instrumentos musicais costumam ser atividades que desencadeiam o problema por exigirem movimentos repetitivos ou intensos por tempo prolongado.

Como evitar a lesão por esforço repetitivo?

O desenvolvimento da LER está ligado aos nossos hábitos e comportamentos. Se exigirmos demais de determinadas partes de nosso corpo durante o trabalho, é preciso promover algumas mudanças, adaptações para diminuir esse desgaste.

O mesmo se a fonte do problema estiver relacionada a um momento de lazer.

Veja algumas dicas para evitar lesão por esforço repetitivo:

• Trabalha muito tempo sentado? É indispensável que sente em uma cadeira confortável e mantenha a coluna ereta, encostada na cadeira;
  • O assento e a mesa em que trabalha devem ser adequados a sua altura e a atividade que exerce;
  • As plantas dos pés precisam ficar encostadas no chão e é importante que levante de hora em hora para fazer alongamentos;
  • Os alongamentos devem relaxar dedos, punhos, pescoço e costas;
  • Evite apoiar os pulsos e mantê-los dobrados;
  • Beba bastante água para hidratar o corpo e faça exercícios localizados para fortalecer a musculatura das regiões mais exigidas.

Veja agora o tratamento.

Tratando a lesão por esforço repetitivo

Existem medicamentos que reduzem os efeitos da lesão por esforço repetitivo, porém eles precisam ser acompanhados de sessões de fisioterapia e mudanças de hábitos, pois apenas reduzem sintomas e não eliminam a fonte do problema.

O diagnóstico é feito por uma análise clínica, pois não existe um exame específico para identificar o trauma.

Até o paciente pode concluir acertadamente sobre o seu problema, pois os sintomas da lesão por esforço repetitivo são muito característicos.

No entanto, claro que somente a avaliação de um profissional poderá confirmar o diagnóstico e receitar o melhor tratamento.

Para um diagnóstico preciso e completo, entre em contato.

Gostou do conteúdo sobre lesão por esforço repetitivo? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.