Fisioterapia e Obesidade? Quais os benefícios?

Sem dúvida, fisioterapia e obesidade, assim como tantos outros problemas que envolvem a saúde humana, estão diretamente ligados.

Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, a fisioterapia atua tanto como uma especialidade de prevenção quanto de reabilitação do padrão postural.

Em conjunto a esse fato, tem-se a obesidade como um dos dez principais problemas de saúde pública que atinge a população mundial.

O Brasil, inclusive, é um dos cinco primeiros países no ranking de pessoas com excesso de peso. Significa também dizer, portanto, que os problemas posturais são frequentes entre a sociedade, sendo a fisioterapia uma das melhores maneiras de correção.

Relação entre fisioterapia e obesidade

A princípio, é importante dizer que a obesidade é acarretada por fatores como sedentarismo e tendência genética.

Independentemente da sua origem, apresenta consequências físicas e psicológicas, a exemplo de dores na região lombar e das pernas, vícios de postura e depressão.

Com efeito, a realização de fisioterapia em pessoas que estão acima do peso tem potencial para reeducar a postura, reduzindo tensões, dores e alterações musculoesqueléticas causadas pela sobrecarga corporal.

Além disso, favorece ao sistema circulatório, de modo a prevenir outras doenças e eleva a autoestima.

Dessa forma, sessões de fisioterapia são recomendadas para indivíduos de qualquer sexo e faixa etária que enfrente a obesidade.

No entanto, ainda que se tenha consciência dos seus benefícios, é interessante buscar orientações médicas.

Benefícios da fisioterapia em obesos

Como já foi dito, fisioterapia e obesidade estão intrinsecamente ligadas por diversos motivos. Sendo assim, não há nada melhor do que compreender seus benefícios, e por isso fizemos uma lista para você.

1.         Reduz o risco do desenvolvimento de doenças musculoesqueléticas como artrose e lombalgia, que podem se agravar e diminuir drasticamente a qualidade de vida, haja vista elas podem comprometer diversas articulações do organismo.

2.         Reduz a gordura corporal, auxiliando no alcance do peso ideal e facilitando a reeducação da postura.

3.         Aumenta a eficiência cardiovascular e respiratória do indivíduo, já que aumenta a resistência à fadiga, o que evita doenças degenerativas.

4.         Aumenta a resistência dos músculos, promovendo maior flexibilidade e melhoria do sistema neuroquímico do corpo, o que alivia dores.

5.         Eleva a capacidade de proteção e estabilização de áreas que, porventura sofram alguma lesão ao mesmo tempo em que proporciona a regularização dos intestinos.

6.         Aumenta a eficiência da regulação do sistema termorregulador, característica indispensável para pessoas em situação de obesidade.

7.         Por último, e não menos importante, fisioterapia e obesidade se combinam pela manutenção da saúde psíquica. Juntas conseguem evitar grandes transtornos por conta de uma aparência desagradável, haja vista que mantém a flexibilidade da pele e o funcionamento do corpo em geral.

Consequências da obesidade

Assim como é possível listar os benefícios da relação entre fisioterapia e obesidade, é também muito viável apresentar as consequências danosas que a obesidade traz consigo.

Hipertensão arterial, diabetes, acidente vascular cerebral, doença pulmonar obstrutiva, cardiopatia, trombose, problemas respiratórios, infertilidade, depressão: tudo isso são danos que podem ser ocasionados pela presença da obesidade quando não tratada.

Por isso, fisioterapia e obesidade devem ser aliadas na busca por qualidade do cotidiano das pessoas afetadas por essa dificuldade e no aumento da expectativa de vida da população como um todo.

Faça uma avaliação física na Fisios do Bem!

Somos uma clínica de fisioterapia que prioriza a qualidade de vida dos seus pacientes e não somente os resultados.

Nossos profissionais são capacitados para prestar atendimento humanizado e personalizado.

Estamos na Vila Olímpia, próximo ao shopping Iguatemi.

Agende uma avaliação física para receber um programa personalizado de exercícios que recuperará sua autoestima.

Gostou deste conteúdo sobre fisioterapia e obesidade? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!