Muita dor nos pés? Entenda o que pode ser e como tratar

Sentir muita dor nos pés pode ser um péssimo sinal. Afinal, nenhuma dor repetitiva indica sinal de saúde, logo, na maior parte das vezes esse sintoma está associado ao desenvolvimento de patologias que se manifestam em outras partes do corpo.

Embora esse incômodo possa atingir indivíduos de qualquer idade e atingir homens e mulheres da mesma forma, sentir muita dor nos pés é mais frequente entre adultos com mais de 40 anos. Entretanto, apesar das características de sexo e idade, é imprescindível entender o que pode ser e como tratar.

Causas de muita dor nos pés

Uma gama de fatores pode justificar dores intensas nos pés. No entanto, quando manifestado em mulheres, esse sintoma é frequentemente relacionado ao uso de sapatos de salto ou apertados por longos períodos, ou devido à gravidez. Já nos homens, a justificativa mais recorrente é a realização de atividade física excessiva.

Além das causas já citadas, existem causas que podem afetar ambos os sexos. Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas das ocorrências frequentemente diagnosticadas em pacientes com muita dor nos pés. Observe:

1. Sobrecarga

Não é novidade que os pés humanos são encarregados da distribuição do peso corporal e da manutenção de impactos. Eles são responsáveis pela estabilidade do corpo. Pensando nisso, sentir muita dor nos pés pode ser consequência de sobrepeso, sapatos apertados ou excesso de atividades físicas intensas.

2. Joanete

Esse termo designa uma deformidade que afeta o dedo grande do pé e atinge a população adulta. Apesar de sua causa mais popular ser o uso de sapatos apertados, a joanete também é acarretada por artrite e outras tensões na região, o que pode ocasionar muita dor nos pés.

3. Fascite plantar

O nome dessa inflamação se remete à fáscia, tecido encontrado na planta dos pés. Essa alteração gera muita dor nos pés, pois está diretamente ligada ao esporão de calcâneo, já que tensão excessiva na fáscia acarreta formação do calo ósseo (esporão).

4. Diabete

Sem dúvida, o diabete é uma doença que leva problemas a muitas estruturas do corpo, inclusive ao pé. Isso porque essa doença pode ocasionar o chamado “pé diabético”, quando não tratada conforme a orientação do endocrinologista. Os sintomas, além de muita dor nos pés, envolve o surgimento de feridas e aumento do risco de infecções.

5. Tendinite

A tendinite é resultado de inflamação no tendão. Isto é, um dos tendões do indivíduo diagnóstico com o problema está passando por um processo inflamatório que pode causar muita dor. Essa inflamação ocorre por diversos motivos, mas a principal causa está relacionada a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Como tratar?

Como foi lido acima, as causas para sentir muita dor nos pés são variadas. Logo, o tratamento pode ser diferenciado a depender do diagnóstico. No entanto, existem algumas maneiras de aliviar a dor até passar pela consulta médica. Pensando nisso, listamos ações que são úteis tanto no tratamento quanto na precaução desse problema. Veja:

• Prefira usar sapatos confortáveis;

• Não deixe o pé parado por muito tempo, faça exercícios que trabalhem seu movimento;

• Evite permanecer em pé por um longo período;

• Realize uma automassagem com hidratante ou gel anti-inflamatório ao final do dia;

• Faça alongamentos que atinjam os membros inferiores constantemente;

• Recorra à fisioterapia como terapia auxiliar, caso as dicas anteriores não sejam suficientes para solucionar o seu problema.

Apesar de serem medidas paliativas, na maior parte dos casos a sensação de muita dor nos pés é eximida com medidas corriqueiras e simples, como repouso ou uma massagem relaxante no final do dia.

Para uma avaliação física completa, agende um horário na Fisios do Bem. Clínica de Fisioterapia em São Paulo.

Gostou deste conteúdo sobre causas e tratamento de muita dor nos pés? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.