Fisioterapia e Ansiedade: Quais os benefícios?

Surpreendentemente, a união entre fisioterapia e ansiedade pode levar muitos benefícios aos indivíduos.

Conhecida por afetar a saúde de milhares de brasileiros diariamente, a ansiedade tem aumentado gradativamente e pode ter seus sintomas aliviados com a prática de atividades físicas e terapias.

Diante disso, a fisioterapia pode ser utilizada para combater essa doença de modo mais saudável, quando comparada ao uso de medicamentos frequentemente utilizados pelas pessoas que enfrentam esse obstáculo.

Logo, é essencial saber os motivos que potencializam essa técnica.

Como fisioterapia e ansiedade se conectam

Os movimentos realizados por um fisioterapeuta profissional são capazes de promover bem-estar, aliviando estresse, sentimentos de apreensão e outros problemas psicológicos que chegam com a ansiedade.

Além de emocional, a satisfação também alcança a esfera física, pois o relaxamento dos músculos alivia as tensões corporais e previne dores.

Ademais, é incontestável que ansiedade e insônia andam juntas quase sempre. Partindo desse ideário, a realização de acupuntura como uma ferramenta da fisioterapia reafirma o potencial dessa especialidade no tratamento da ansiedade.

Tanto a fisioterapia quanto qualquer outra prática de atividade física proporciona mais disposição ao indivíduo.

Ou seja, fornece concentração, aumento da autoestima, liberdade e outras condições adequadas para enfrentar o próprio obstáculo.

Benefícios da fisioterapia em pessoas com ansiedade

Sem dúvida, dizer que fisioterapia e ansiedade estão diretamente relacionadas é também afirmar a relação existente entre a última e as atividades físicas. Afinal, esse método tem foco na movimentação e funcionamento dos órgãos e estruturas corporais.

Sendo assim, sobretudo nos casos em que a prática dos alongamentos é voltada à reabilitação, é essencial que o indivíduo esteja ciente dos benefícios da união entre fisioterapia e ansiedade.

Pensando nisso, listamos algumas dessas vantagens para você. Observe:

1. Reduz a sensibilidade do indivíduo aos sintomas de ansiedade

A realização da fisioterapia consegue estabelecer a pressão arterial, reduzir a frequência cardíaca e respiratória, além de diminuir o fluxo sanguíneo muscular visceral.

2. Amplia a concentração do indivíduo durante e após a prática

Em geral, a realização de qualquer movimento sistemático aumenta a percepção corporal do indivíduo. Consequentemente, alcança-se mais concentração e autocontrole para superar as crises.

3. Diminui respostas inflamatórias do organismo

A prática regular de fisioterapia ajuda a reduzir os níveis de proteínas pró-inflamatórias, responsáveis por elevar os sentimentos de ansiedade e estresse, minimizando os sintomas dessa condição.

4. Dificulta a oscilação de peso frequente em pessoas com ansiedade

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem para lidar com a frustração é descontar na comida, seja comendo de maneira exagerada ou reduzindo o consumo diário.

Esse é mais um motivo para existir elo entre fisioterapia e ansiedade, haja vista que a primeira fornece práticas de movimento corporal, a exemplo do pilates, eficientes no ganho ou perda de peso e posterior manutenção daquele estado.

5. Desenvolve o controle respiratório

O último e não menos importante fator que justifica a ligação de fisioterapia e ansiedade é que realizar atividades físicas de qualquer intensidade nos leva a ter mais consciência da respiração e estimula seu controle.

Coincidentemente, técnicas de controle da respiração são frequentemente recomendadas por terapeutas comportamentais para aliviar a ansiedade.

Gostou deste conteúdo sobre fisioterapia e ansiedade? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença! Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo sobre fisioterapia e bem-estar!