Exercícios para quem tem hérnia de disco. Alivie sua dor agora!

Quais são os melhores exercícios para quem tem hérnia de disco? Suspeita ou acabou de ter esse diagnóstico e agora pesquisa formas de amenizar ou não agravar esse problema?

Saiba que não está só. Infelizmente mais de 5 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do último IBGE, sofrem de hérnia de disco. O que torna a situação mais dramática é que vem aumentando o número de casos em pessoas abaixo dos 30 anos!

Por isso, a procura por informações sobre como não piorar essa situação está mais em alta do que nunca.

Neste artigo vamos passar informações básicas sobre esse transtorno e uma lista dos melhores exercícios para quem tem hérnia de disco.

Confira!

Hérnia de disco? Como assim?

Afinal, do que se trata o tal “disco” e por que provoca dores tão intensas que impede você até de caminhar?

A sua coluna vertebral é composta por ossos que são chamados de “vértebras”.

As vértebras são responsáveis em deixar sua coluna alinhada. Entre as vértebras existe um “disco” que tem a função de ajudar a coluna a suportar a pressão da movimentação corpórea.

O chamado disco intervertebral absorve os impactos dessa movimentação.

Ele tem uma localização exata na nossa coluna e você já deve suspeitar ser bem na região onde costuma pousar a mão para tentar aliviar a dor.

O disco intervertebral começa a causar problemas quando sai do local adequado e rompe o anel fibroso que o envolve. Ocorrência que caracteriza a hérnia de disco.

Quais são as causas que provoca o deslocar desse disco?

Várias causas. Algumas inevitáveis. Por exemplo, o desgaste natural gerado pelo envelhecimento. Há também casos provocados pela genética, casos de família ou doenças degenerativas.

Mas há causas que são evitáveis e representa a maioria dos casos:

  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso;
  • Tabagismo;
  • Ficar muito tempo sentado.

Antes dos exercícios para quem tem hérnia de disco, vale mencionar os principais sintomas desse transtorno.

Dores na cervical, lombar, formigamento de pernas e costas são os sintomas mais corriqueiros.

Exercícios para quem tem hérnia de disco

Importante observar que os exercícios para quem tem hérnia de disco serão mais eficazes com auxílio de um profissional.

Veja os principais.

Alongamentos ajudam a ter mais qualidade de vida

Atividades de alongamentos são indicadas para quem tem hérnia de disco por melhorarem a flexibilidade da coluna e ajudar a diminuir a percepção de dor.

Atividades aeróbicas contribuem para perda de peso

Seguindo com a lista de exercícios para quem tem hérnia de disco, se o seu transtorno tem como origem o excesso de peso, as atividades aeróbicas certamente são as mais indicadas, pois ajudam a perder peso.

Contudo, os exercícios mais indicados são os de baixo impacto, como natação, caminhada ou ciclismo.

Fisioterapia reeduca postura e proporciona relaxamento muscular

A melhor opção de exercícios para quem tem hérnia de disco são os promovidos pela fisioterapia. Ela engloba alongamentos e uma técnica chamada de Reeducação Postural Global (RPG).

Trata-se de uma série de exercícios personalizados ao problema do paciente que visam melhorar sua postura, prevenir e reduzir o impacto de transtornos na região lombar.

A fisioterapia também se vale de uso de equipamentos eletrônicos, bolsas ou toalhas aquecidas e outros exercícios voltados especificamente para tratar de hérnia de disco.

Agende uma consulta hoje mesmo para receber uma avaliação completa e um tratamento personalizado!

Gostou deste conteúdo sobre exercícios para quem tem hérnia de disco? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!