Exercícios de Fisioterapia para Tornozelo Fraturado

As fraturas no tornozelo são umas das mais comuns nas regiões do membro inferior, e costumam ser bem dolorosas. Ela pode ter diversas causas, e o tratamento varia desde sessões de fisioterapia até cirurgias. A opção ideal vai depender da recomendação médica. Para o alívio dos sintomas, separamos 3 exercícios de fisioterapia para tornozelo fraturado. Acompanhe conosco para conhecer os principais:

Quais são as causas mais comuns da fratura?

Ela pode ocorrer durante corridas e saltos, ou por consequência de acidentes automobilísticos, esportes com muito contato físico, quedas, pancadas, entre diversas outras razões. Para saber com exatidão o que a causou, consulte um profissional da saúde. Lembre-se de não se automedicar. Siga apenas as prescrições e indicações médicas.

Quais são os exercícios de fisioterapia para tornozelo fraturado?

Os exercícios ajudam a aliviar os sintomas da dor e desconforto. Afinal, o tornozelo é uma região essencial para movimentos importantíssimos, como o de andar. Por isso, o alívio dos sintomas melhora significativamente o dia a dia do indivíduo portador da fratura. Realize-os em conjunto com os medicamentos prescritos pelo médico.

Acompanhe agora a lista:

Exercício com apoio de uma parede

O primeiro exercício da lista é bem fácil de ser realizado sozinho e em casa. Você precisará apenas do apoio numa parede.

Siga o passo a passo abaixo:

• Posicione-se contra uma parede, apoiando às duas mãos;
  • Coloque um pé para frente e outro para trás, ambos com a sola totalmente encostada no chão (na distância que você aguentar);
  • Permaneça na posição até sentir ela alongada;
  • Mantenha por alguns segundos;
  • Repita o exercício 10 vezes, de 1 a 2 vezes por dia;

Exercício de dobrar o tornozelo

Dobrar o tornozelo pode ser uma tarefa bem difícil e dolorosa para quem possui uma fratura na região. Mas é essencial para alongar bem a região, e aliviar os sintomas e incômodos. É importante que o tornozelo esteja bem relaxado. Realize essa atividade com calma, e respirando fundo.

Siga o passo a passo abaixo:

• Estenda o tornozelo para baixo até onde conseguir;
  • Mantenha essa posição por 5 segundos, inspirando e expirando profundamente;
  • Repita o processo 10 vezes;
  • Realize a atividade novamente, mas agora, dobrando o tornozelo para cima;
  • Realize o processo 10 vezes;

Você pode fazer esse exercício 2 vezes por dia, todos os dias. Para um resultado mais efetivo.

Exercício utilizando uma cadeira

O terceiro exercício de fisioterapia para tornozelo fraturado também é bem fácil de ser realizado e você pode fazer em casa, utilizando apenas uma cadeira.

Siga o passo a passo abaixo:

• Sente-se na beirada da cadeira, e se mantenha ereto;
  • Posicione uma perna mais próxima da cadeira, e a outra mais alongada (ambos os pés devem estar totalmente apoiados no chão);
  • Mova o pé posicionado mais próximo à cadeira para frente e para trás até sentir a região alongada;
  • Mantenha-o em cada posição por pelo menos 5 segundos;
  • Repita o exercício 10 vezes, até 2 vezes por dia;

Importância dos exercícios de fisioterapia para tornozelo fraturado

A fisioterapia possui a finalidade de aliviar os sintomas e proporcionar um melhor desempenho para as regiões envolvidas na fratura. O fisioterapeuta realiza movimentos importantes para melhorar a circulação sanguínea no local, e permitindo que o paciente se movimente mais livremente, e com muito mais conforto.

Ela recupera diversas funções da região fraturada, o que é indispensável, pois o tornozelo é uma das regiões necessárias para poder caminhar. Por isso, vale totalmente a pena apostar nos exercícios de fisioterapia para tornozelo fraturado. Inicie o tratamento quanto antes para que o problema não atrapalhe as suas atividades do dia a dia. Gostou deste conteúdo sobre exercícios de fisioterapia para tornozelo fraturado? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!