Dor no Pescoço? Pode ser Cefaléia Cervicogênica. Saiba mais!

A cefaléia cervicogênica consiste em dores de cabeça com origem em problemas no pescoço. Dessa forma, a causa da dor pode estar relacionada a alterações nos músculos, nervos ou nas vértebras cervicais na região. Ela afeta mulheres e homens geralmente na faixa dos 30 a 44 anos. A condição também pode ter relação com o estresse.

O que é a cefaléia cervicogênica?

Como destacado acima, a cefaléia cervicogênica é uma dor de cabeça cuja origem está em problemas no pescoço. Existe uma região chamada de núcleo trigeminocervical que recebe fibras de nervos como o trigêmeo e os 3 nervos espinhais cervicais superiores.

Qualquer problema ou inflamação que acometer essa região provoca o sintoma da dor de cabeça ou no rosto.

A cefaléia cervicogênica é causada por:

  • Trauma cervical;
  • Movimentos bruscos na região do pescoço ou cabeça;
  • Espasmos crônicos musculares no ombro e pescoço.

Entre outros.

Caso a condição não seja tratada, o sintoma da dor tende a se agravar e tornar-se debilitante. O paciente começa a sentir dores de cabeça crônicas, permanentes mesmo com uso de medicamentos. Condição que torna necessária a criação de um plano de tratamento mais eficiente.

Quais são os principais sintomas?

Os pacientes descrevem uma dor que inicialmente se restringe a apenas um lado da cabeça, começando pela parte de trás. Ou uma dor no pescoço a se irradiar para a cabeça e em alguns casos se estender também para o rosto.

A maioria dos pacientes relata dor de cabeça acompanhada de rigidez e dor no pescoço.

O desconforto pode ser contínuo, ou intermitente. A intensidade costuma ser moderada, podendo se tornar cada vez mais intensa com o tempo, até se tornar debilitante.

O que difere a cefaléia cervicogênica da enxaqueca normal é a ausência de sintomas como náuseas e vômitos.

A fisioterapia como tratamento para a cefaléia cervicogênica

O tratamento fisioterápico é a melhor opção para pacientes que sofrem com dores crônicas causadas por “mau jeito” em alguma parte do corpo. Esse tratamento é procurado principalmente quando o paciente apresenta dificuldade na movimentação de alguma parte do corpo.

Afinal, a fisioterapia promove a movimentação livre, o alívio de dores crônicas. Além de aumentar bastante à percepção corporal e melhorar a resistência. A fisioterapia fortalece e relaxa os músculos do paciente.

Ela consiste em exercícios de alongamento, técnicas de relaxamento, massagens, entre outros. A fisioterapia também apresenta uma grande melhora na saúde mental do paciente, pois reduz o estresse e promove a sensação de bem-estar.

Por isso, vale muito a pena agendar uma avaliação com profissionais da fisioterapia. Em poucas sessões, você nota resultado.

A clínica Fisios do Bem é especializada nessa área. Conta com um feedback extremamente positivo e os pacientes relatam melhora significativa do sintoma da dor.

A cefaléia cervicogênica atrapalha a qualidade de vida dos pacientes. Afeta o humor, a movimentação, a realização de atividades do dia a dia, entre outros. Por isso, é essencial buscar um tratamento efetivo para o alívio dos sintomas. A clínica Fisios do Bem te receberá de braços abertos. Agende a sua avaliação!