Fisioterapia para prevenção de lesões no futebol

A fisioterapia é uma importante aliada para prevenção de lesões no futebol. É uma atividade que aplica um conjunto de técnicas para fortalecer e relaxar os músculos mais exigidos durante esta prática esportiva.

Os atletas profissionais, ou amadores, que se dedicam ao esporte elevam as chances de sofrer uma lesão durante o jogo quando estão sem:

  • Condicionamento físico adequado;
  • Aquecimento;
  • Histórico de exercícios regulares.

Por se tratar de um esporte de contato, as lesões costumam se originar de traumas profundos nas regiões das pernas. A repetição de movimentos intensa e por tempo prolongado costuma causar lesão por estresse repetitivo.

Ou seja, a prática demanda um trabalho de prevenção para diminuir os riscos de lesão séria que possa retirar o atleta do campo por longo tempo.

Esse é o objetivo da fisioterapia esportiva e nos próximos tópicos explicaremos o seu processo para prevenção de lesões no futebol.

Siga na leitura!

Prevenção de lesões no futebol: o planejamento das sessões de fisioterapia

A primeira fase da fisioterapia para prevenção de lesões no futebol é aplicar uma avaliação geral no atleta para identificar desequilíbrios musculares.

Esses desequilíbrios podem ser causados por erros de treinamento, hábitos do cotidiano, histórico de traumas, sedentarismo. Entre outras possibilidades.

A avaliação também identifica se o atleta possui algum déficit biomecânico que elevem o risco de ocasionar uma lesão durante a partida.

Uma vez identificados esses problemas, o trabalho de prevenção de lesões no futebol se volta para corrigir e tratar padrões de movimentos. Além de fortalecer o corpo do atleta.

As sessões de fisioterapia para prevenção de lesões no futebol terão como foco:

  • Gerenciar a carga de treinamento e auxiliar na recuperação do esforço físico;
  • Promover a flexibilidade dos músculos antagonistas e agonistas;
  • Fortalecer e ativar os músculos de estabilidade do núcleo;
  • Fortalecimento concentrado nos glúteos, adutores e na região pélvica.

Veja a seguir alguns dos exercícios mais comuns para prevenção de lesões no futebol.

Treinamento de força

Um exercício fundamental para prevenir lesões de atletas que costumam ser submetidos a carga intensa e diária.

A flexão nórdica é considerada um dos exercícios mais eficazes de fortalecimento por desenvolver a força excêntrica. Fundamental para a redução de lesões isquiotibiais.

O exercício é realizado em dupla. O parceiro se encarrega de estabilizar as pernas do atleta. Este deve ficar em posição de joelhos com as costas e quadris mantidos retos. Depois, se inclinar para frente.

Treinamento isoinercial

Esse treinamento foca no desenvolvimento e na reabilitação muscular. Consiste na aplicação de força contra a resistência da inércia de um volante em rotação.

Treinamento proprioceptivo

Atividade constituída por equipamentos que contribuam para o estímulo de instabilidade, como pranchas de equilíbrio e bosu.

O treino ajuda a proteger o corpo de lesões nos ligamentos ou tendões. Reduz entorses no tornozelo, muito frequente no futebol.

Previna-se de lesões com profissionais especializados

Muito importante realizar o trabalho de prevenção de lesões no futebol com profissionais especializados e experientes que entendem de fato do assunto. Treinos por conta própria podem agravar ou facilitar lesões.

A Fisios do Bem é uma clínica de fisioterapia especializada em atletas profissionais e amadores. Agende uma avaliação.

Gostou deste conteúdo sobre fisioterapia para prevenção de lesões no futebol? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença!