A vilã da prática esportiva: distensão muscular.

O jogador chuta uma bola e põe logo a mão na coxa: distensão muscular.  

O atleta dá mais um passo em velocidade e sente uma fisgada na perna, começa a mancar e reduzir a velocidade: distensão muscular. 

Uma pessoa que jamais chutou uma bola na vida ou corre só no videogame levanta uma caixa e sente uma dor aguda nas costas: distensão muscular. 

Afinal, o que é essa tal de distensão muscular, como evitá-la ou tratá-la? 

Explicamos para você a seguir. Acompanhe!

O que é distensão muscular?

Nossos músculos são estruturas elásticas. Para facilitar os nossos movimentos, elas esticam e se contraem. Mas se sofrerem uma sobrecarga, se as fibras esticarem demais ou se deslocarem bruscamente elas podem ser danificadas e inflamarem.

Ocorrência que propicia a dor na coxa, perna ou costas: a distensão muscular. 

Ela é mais comum em atletas, por que são os profissionais que costumam exigir mais do corpo, testar seus limites físicos, empregar continuamente grande esforço para superar marcas e conquistar pódios. 

Porém, essa lesão não se limita aos esportistas. Veja outros grupos de risco:

  • Pessoas sedentárias;
  • Atletas amadores (de fim de semana);
  • Idosos;
  • Pessoas em processo de reabilitação;
  • Pessoas com fadiga muscular.

Idosos estão no grupo de risco pelo fato de perderem colágeno e proteína com o avançar da idade. 

Como evitar distensão muscular?

Essa lesão é inevitável? 

Não, há maneiras de evitar a distensão muscular. Há atletas de alto nível que passam uma carreira inteira sem sofrer lesões por conhecerem bem os limites de seu corpo e se prevenirem. 

Veja os principais cuidados para evitar distensão muscular.

Alongue-se e aqueça antes do exercício 

Os alongamentos, antes e depois da atividade física, são importantes para aliviar a tensão muscular, reduzir o estresse e evitar dores. 

Mas eles devem estar inclusos em uma bateria leve de exercícios para aquecer, como uma fase inicial para começar mexer o corpo.

Esse início “light” impede que a musculatura receba uma sobrecarga repentina e danosa.

Exerça um plano de treino adequado ao seu corpo

O principal motivo de atletas amadores se lesionarem é por treinar por conta própria e exagerar na atividade física. Por isso, é recomendável iniciar uma rotina de treino orientado por um profissional.

Ele saberá preparar um treino adequado a sua realidade física e com metas a longo prazo para melhorar gradualmente o seu desempenho.

Trabalhe corretamente seu fortalecimento muscular

Um profissional também será útil para te auxiliar a fortalecer de forma harmônica os grupos de músculos mais exigidos na sua atividade. 

O equilíbrio nesse trabalho é importante para não sobrecarregar determinadas partes do corpo e com isso favorecer lesões.

Como é o tratamento da distensão muscular?

A primeira providência é aplicar gelo no local. Se for uma lesão branda (tipo I), a dor deverá ser momentânea. 

Se ela permanecer por tempo prolongado, é sinal de que se trata de uma lesão mais séria e vai exigir repouso e consumo de substâncias analgésicas.

Casos moderados levam de duas a seis semanas para a regeneração muscular. Casos mais graves, mais de seis semanas. 

Dificuldade com o tratamento de distensão muscular? Podemos te ajudar! Agende uma avaliação. Somos especialistas em fisioterapia esportiva.