Tô de férias! Aproveite o período para criar hábitos saudáveis

Finalmente chegou o período que você pode dizer com satisfação para quem te perguntar: “Tô de férias”.

O que isso costuma significar na sua vida?

Geralmente, mais tempo com a família, viajar (quando se é possível viajar), ficar de boa no sofá assistindo o que quiser, jogar um game…

Enfim, significa um tempo para você, para o seu lazer.

Mas você considera como um “tempo para você” cuidar da sua saúde?

Você sabe… Fazer atividades físicas, evitar o sedentarismo, não exagerar no consumo de alimentos gordurosos e açucarados, melhorar sua alimentação.

No seu período “tô de férias” você cultiva hábitos saudáveis?

A culpa não é (toda) sua

Por estatística, provável que não.

A rotina nos grandes centros urbanos costuma ser bem puxada. Muita correria, longas distâncias, falta de tempo para quase tudo e quando há as pessoas optam pelo mais cômodo: fast food, Uber, hibernar…

Soma-se a isso o período de crise econômica (que interfere sempre na qualidade de vida), a pandemia que nos forçou (e força) a ficar mais recluso e a falta de um modelo educacional que seja mais eficiente em alertar sobre os riscos da rotina que estamos habituados.

A época do tô de férias é o melhor período para criar hábitos saudáveis

Isso tudo são entraves que dificultam a criação de hábitos mais saudáveis, mas não há outra saída.

O sedentarismo é um chamariz de doenças. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que pessoas sedentárias têm de 20% a 30% mais riscos de morrer de doenças crônicas como diabetes tipo 2, problemas cardiorrespiratórios, AVCs, entre outros.

Os efeitos do sedentarismo são equivalentes ao tabagismo. A solução é conhecida: mover-se!

O período de recesso, aqui mencionado como época do “tô de férias”, é o melhor período para criar hábitos mais saudáveis. Talvez pondere: “mas justo nas minhas férias que posso fazer o que normalmente não posso?”.

Exatamente. Durante o ano você pode argumentar “não tenho tempo”. Mas se você não tiver tempo nas férias, terá quando?

Dicas para criar hábitos saudáveis nas férias

Aproveite os projetos de verão

Se o seu tô de férias for ao fim do ano e estiver no Brasil, significa que estará no verão. Época que espaços públicos, principalmente do interior e litoral, são tomados por atividades coordenadas por educadores físicos.

Talvez o maior exemplo seja o projeto “Sesc Verão”. O evento é repleto de atividades esportivas como futebol de areia, vôlei de praia e handebol.

Faça em grupo

Uma ótima maneira de se manter comprometido com as atividades é fazer os exercícios com pessoas conhecidas. Isso torna a atividade mais leve e divertida.

Encontre uma clínica de fisioterapia

Uma possibilidade interessante que escapa das cogitações da maioria é procurar perto de sua região uma clínica de fisioterapia.

Esses espaços não atendem apenas pacientes para fazer tratamentos específicos. Eles recebem pessoas dispostas a ter um novo condicionamento físico e oferecem a estrutura e os conhecimentos necessários para ajudá-las a alcançar o objetivo.

É comum, por exemplo, empresas fazerem parcerias para a clínica deixar o ambiente disponível aos colaboradores na hora do almoço.

Receber instruções de um educador físico certamente faz a diferença para se exercitar com praticidade e qualidade.

Gostou dessas dicas de como criar hábitos saudáveis durante o período do “tô de férias?”. Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!