4 exercícios essenciais para tratar desvio de coluna!

Desvio de coluna pode trazer consequências graves no futuro por envolver nervos e órgãos importantes para nossa locomoção.

A coluna vertebral é responsável por sustentar, proteger e auxiliar a movimentação do corpo. Por isso, quando sofre uma alteração potencializa transtornos que impacta direta e significativamente a qualidade de vida.

Nos próximos tópicos, listaremos uma série de exercícios úteis para o tratamento de desvio de coluna por estimularem o fortalecimento da região.

Possíveis causas para o desvio de coluna

Não há uma causa em comum para o desvio de coluna. Sabe-se que o transtorno pode ter como origem desde fatores genéticos a problemas de postura.

O segundo caso é o mais comum, por ser raro desvio de coluna por fatores genéticos, no entanto, é comum pacientes diagnosticados com a enfermidade sem apresentar indícios concretos sobre a causa do transtorno.

Esses casos são classificados como de causas idiopáticas (fonte desconhecida).

É possível tratar desvio de coluna?

Sim e o tratamento deve começar o mais rápido possível para os desvios posturais não agravar a deformidade e reduzir a qualidade de vida.

O tratamento deve ser prescrito por um profissional e individualmente para fatores como idade, curvatura, doenças pré-existentes serem consideradas na hora da preparação do tratamento mais eficaz.

O tratamento de desvio de coluna envolve a prática de alguns exercícios. Veja os principais a seguir.

Aviãozinho

Um exercício fácil e prático para desvio de coluna que pode ser feito em casa sem auxílio de um profissional é o aviãozinho.

Estando de pé, abra os braços como se fosse simular as asas de um avião.

Em seguida, levante uma perna para trás.

Fique com o corpo nessa posição por 20 segundos. Depois, repita o procedimento, mas usando a outra perna.

Inclinação pélvica

Esse exercício para tratar desvio de coluna é útil para alongar os músculos dos quadris e das costas.

Para fazer esse exercício você tem que começar no chão e deitado de costas. Os pés precisam estar apoiados no chão e os joelhos dobrados.

Ajuste as costas para o chão contraindo o abdômen. Mantenha-se nessa posição por 5 segundos e respirando profundamente. Repita o procedimento fazendo duas séries de 10.

Alternar braços

Outro exercício para se fazer deitado e de barriga para cima.

Fique com a coluna apoiada no chão dobrando as pernas.

Levante um braço de cada vez esticando-o acima da cabeça, rente ao chão. Depois, traga-o de volta a posição original.

Faça esse exercício esticando 10 vezes cada braço e depois esticando 10 vezes os dois braços.

Elevação de braços e pernas

Mais um exercício que pode ser feito em casa e é útil para fortalecer a região lombar. Deite-se no chão, mas dessa vez com a testa virada para o piso. Estenda sobre a cabeça os braços mantendo as mãos no chão. As pernas devem se manter retas.

Erga o braço e o mantenha esticado por duas respirações. Abaixe o braço e repita o procedimento com o outro. Esse exercício tem que ser repetido em cada braço e perna.

Marque uma avaliação na Fisios do Bem

Precisando de uma avaliação geral e específica do seu físico ou de sessões de fisioterapia especiais para lidar com o desvio de coluna, entre em contato com a Fisios do Bem.

Clínica com profissionais especializados para o tratamento de diversos transtornos físicos, inclusive de atletas de alta performance. Atendemos em consultório e domiciliarmente. Saiba +.

Gostou deste conteúdo com exercícios para desvio de coluna? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!