Saiba quais são as Principais Dores e Lesões em Corredores Atletas!

Correr é uma maravilha não só para corredores atletas, mas para qualquer pessoa com disposição. Corrida melhora o sono, diminui a tensão, previne a osteoporose, aumenta a autoestima, entre outros diversos benefícios.

Contudo, também gera desgastes, afinal, estressa diversos músculos com a tensão da corrida. A intensidade exagerada e a falta de cuidados prévios antes da atividade favorecem lesões que podem limitar movimentos.

No caso de corredores atletas, a atenção deve ser redobrada, pois são obrigados a se submeter a rotinas de treino intensas.  No entanto, mesmo tomando todas as precauções, não são imunes a dores e lesões. Isto porque vivem de superar marcas, melhorar performances, a exigir mais e mais do corpo.

Neste artigo, separamos quais são os principais desconfortos que corredores atletas sentem durante a corrida e as lesões mais frequentes.

Confira!

Principais dores e lesões em corredores atletas

Canelite: fadiga muscular dramática

A canelite representa de 10% a 15% das lesões em corredores atletas. Alguns conseguem se manter na disputa sentindo o desconforto na região, mas no sacrifício.

O transtorno é uma dor na canela causada por esforço repetitivo e impacto na região.

Fraturas por estresse: perônio e tíbia em perigo

As chamadas fraturas por estresse são microfraturas nas extremidades inferiores da tíbia, perônio, metatarsos e fêmur. Todos são ossos da perna. A lesão ocorre, na maioria das vezes, pela carga excessiva de treinamento.

Por esse motivo, para se recuperar é necessário diminuir ou interromper por completo as atividades físicas por um tempo.

Síndrome da banda iliotibial: do quadril ao joelho

Outra lesão típica em corredores atletas. A banda iliotibial é um tecido fibroso que se estende do osso da pélvis até a tíbia. A síndrome se caracteriza quando o tecido se torna tão rígido que chega a raspar contra o fêmur.

É uma lesão que atinge especialmente corredores de longa distância. O sintoma mais contundente é a dor entre o quadril e os joelhos.

Entorse no tornozelo: agonia após a virada do pé

Uma lesão também comum em corredores atletas. Ocorre quando o corredor se descuida e vira o pé. A torção pode provocar a ruptura total ou parcial dos ligamentos. Dor e inchaço são os sintomas mais comuns.

Lombalgia aguda: má postura na corrida

Sim, existe jeito certo de correr e o errado costuma trazer problemas, como a lombalgia aguda, a famosa dor nas costas. Analgésicos e repouso costumam resolver.

Joelho de corredor: patela em crise

A “condromalácia patelar”, ou joelho de corredor, é um desconforto nos tecidos da patela. Ocorre devido à má postura na corrida ou descompensação muscular.

Recupere o melhor da sua forma na Fisios do Bem!

A Fisios do Bem é uma clínica de fisioterapia especializada em recuperar atletas amadores e profissionais. A clínica, situada na capital paulista, desenvolveu um programa totalmente dedicado a acelerar a recuperação de atletas e prevenir contra lesões na corrida.

É a Fisios Esportiva.

  • Tratamento individual e planejado;
  • Recuperação acelerada;
  • Melhorias no rendimento.

Profissionais especializados em fisioterapia esportivas e com anos de experiência estão à frente do programa.

Agende uma avaliação!

Gostou deste conteúdo sobre as principais dores e lesões de corredores atletas? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença.