O que você precisa saber sobre a dor ciática 

O que você precisa saber sobre a dor ciática

dor ciática, também denominada “ciatalgia” é originada no nervo ciático. Determinado como o maior nervo do corpo humano, ele se inicia no final da região lombar, alcançando o glúteo e a parte posterior da coxa. 

No momento em que atinge o joelho, o mesmo é dividido entre nervo tibial e fibular comum, cujos estendem-se até os pés.

Com efeito, quando acometido por uma inflamação, o desconforto gerado irradia desde a região lombar até as pernas do indivíduo afetado, limitando suas atividades e causando dores acompanhadas da sensação de formigamento, choque elétrico e pontadas agudas. 

Da mesma forma, esse incomodo pode ser percebido nas regiões onde o nervo está presente.

O que causa a dor ciática?

Provocada principalmente pela inflamação, irritação ou compressão de uma, ou mais raízes nervosas, que se originam na medula espinhal e formam o nervo ciático, a dor ciática pode ser causada por diversos fatores. 

Além de diversas, as causas vão desde problemas mais simples, acarretados por atividades habituais, até motivos mais graves. 

Para entender melhor, preparamos uma lista com alguns dos efeitos mais recorrentes da dor no nervo ciático. Observe: • Surgimento de hérnia de disco;• Ocorrência de traumas ou tumores na região; • Deslizamento de vértebras por conta de fraturas por pressão, comumente conhecido como espondilolistese; • Síndrome do músculo periforme (responsável pela rotação da coxa);• Estenose da coluna lombar (Ou seja, o estreitamento e desgaste do canal vertebral);• Excesso de peso; • Inadequação da postura.

Veja a seguir melhores formas de tratamento. 

Como tratar a dor ciática?

Apesar do grande número de possibilidades para o surgimento da dor, as formas de tratamento não são muito diversas. 

Logo, o primeiro passo para tratar o problema é identificar e corrigir as causas. Isto é, caso o especialista identifique que o paciente desenvolveu a ciatalgia devido à má postura, a maneira mais eficaz será uma reeducação postural.

O uso de analgésicos e anti-inflamatórios podem ser recomendados pelos médicos assim como a perda de peso, prática de atividade física ou até mesmo fisioterapia ativa e passiva. 

Em casos mais graves pode ser necessário intervenção cirúrgica para corrigir o nervo e sanar as dores do paciente. 

Por isso, quando as dores na região ciática forem intensas e frequentes, o mais recomendado é buscar ajuda médica. 

Afinal, o problema pode ocasionar a perda de força e mobilidade dos membros inferiores, além de limitar as atividades do indivíduo e provocar mudanças bruscas na rotina.

Sintomas 

Danos no nervo ciático geram incômodos de fácil percepção. Veja os principais: • Dor intensa na região lombar;• Fraqueza em uma das pernas;• Sensação de formigamento constante;• Piora do incômodo ao sentar; • Impressão de queimação no glúteo.

Para melhorar o quadro de dor é necessário buscar um especialista para seguir as recomendações mais adequadas. 

Isso porque o profissional realizará testes e passará exames, a exemplo do raio X e ressonância magnética, para verificar problemas estruturais. 

Exercícios que aliviam a dor ciática

Decerto, a fisioterapia é uma grande aliada quando se envolvem problemas nos nervos. Isso se deve ao fato do alívio das tensões proporcionadas pelo relaxamento da musculatura trazido pela execução correta dos exercícios.

Uma boa forma de melhorar as dores até buscar um fisioterapeuta é praticando algumas atividades simples. Trouxemos dois exemplos: 1. Ponte: deite com a barriga para cima em uma superfície segura e confortável e, com os calcanhares apoiados no chão, mantenha os braços ao lado do corpo e eleve o quadril. Permanecer nessa posição por 15 segundos por 15 vezes consecutivas é o suficiente para melhorar a dor; 2. Prancha: em quatro, apoie os braços no chão e eleve a parte superior do corpo. É importante manter o corpo alinhado e o olhar para frente, bem como contrair o abdômen e os glúteos. Para surtir efeito, fique na posição por 30 segundos e a repita duas vezes.

Gostou deste conteúdo sobre dor ciáticaAgende uma avaliação física na Fisios do Bem para receber um diagnóstico completo sobre sua condição e plano de tratamento personalizado.