GUIA DA TERAPIA MANUAL: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TÉCNICA

A terapia manual é um dos recursos da fisioterapia para auxiliar o corpo do paciente a retomar suas funções normais. A terapia é fundamentada na técnica de aplicação de mãos sobre partes específicas do corpo do paciente.

Neste artigo você se será apresentado às questões fundamentais que envolvem a terapia manual. As principais técnicas aplicadas, seus benefícios e objetivos.

Confira!

Objetivos e benefícios da terapia manual

O emprego da terapia manual se dará sempre no contexto de ajudar o corpo do paciente a retomar as funções em crise e aliviar os sintomas provocados pela disfunção.

Para alcançar esse fim, o fisioterapeuta precisa ter uma visão global do corpo humano, compreender que todos os sistemas (endócrino, musculoesquelético, nervoso) atuam juntos e são indissociáveis.

A coluna vertebral e o disco intervertebral são as estruturas mais estudas e trabalhadas, pois são as responsáveis diretas pela mobilidade, amortecimento e distribuição da absorção de carga.

Por meio de uma avaliação, o fisioterapeuta colhe informações para identificar as possíveis disfunções de movimento a afetar as articulações da coluna vertebral, membros inferiores e superiores.

Com o diagnóstico, o profissional planeja o tratamento selecionando os exercícios e técnicas de terapia manual específicas para a queixa do paciente.

Uma terapia manual bem-sucedida pode proporcionar os seguintes benefícios:

  • Melhora do funcionamento neural e visceral;
  • Mais flexibilidade de músculos, tendões e ligamentos;
  • Diminuição de desconfortos articulares e musculares.

Veja a seguir as técnicas mais usadas na terapia manual.

As principais técnicas da terapia manual

O principal foco da terapia manual é tratar de doenças ortopédicas e neurológicas. Como nosso corpo é constituído de partes específicas, o tratamento também pede intervenções específicas e metódicas.

As mãos são os principais instrumentos de trabalho do fisioterapeuta. Elas são usadas para exercer pressão em segmentos determinados para gerar efeitos restauradores.

Algumas das técnicas mais empregadas na terapia manual:

Liberação miofascial

Essa técnica tem como foco aplicar movimentos precisos e padronizados nas fáscias, tecidos  de revestimento feitos principalmente de colágenos que envolvem estruturas do nosso corpo. São responsáveis pela interligação e sustentação dos músculos.

Quiropraxia

Um conjunto de técnicas aplicadas especialmente na coluna vertebral, o centro de sustentação do corpo. O foco é alinhar as estruturas ósseas e facilitar o direcionamento e o fluxo do sistema nervoso.

Agulhamento a seco

O agulhamento a seco trata-se da inserção de uma agulha em pontos específicos dos músculos com o objetivo de aliviar dores miofasciais, regenerar e recuperar tecidos lesados.

Mobilização neurodinâmica ou neural

Técnica que promove mobilizações e movimentos de articulação com a proposta de restaurar a função do sistema neural entre os demais tecidos.

Conceito Mulligan

Usado em pacientes que relatam dor ao movimentar os membros. Combina-se a prática de movimentos ativos com ajustes articulares para normalizar o eixo do movimento restaurando o alinhamento articular.

Recupere-se na Fisios do Bem!

Acredita que terapia manual é o que precisa para cessar o desconforto ao caminhar? Agende uma avaliação na Fisios do Bem. Clínica de fisioterapia localizada na Vl. Olímpia em São Paulo.

A equipe de profissionais da clínica são experientes e especializados em tratamentos com terapia manual para pacientes de todas as idades, com ou sem histórico de atividades esportivas.

Saiba mais de nosso método de trabalho e agende uma avaliação!

Gostou deste conteúdo sobre terapia manual? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!