Fisioterapia Esportiva: Qual o papel do fisioterapeuta na vida do atleta

A fisioterapia esportiva é a grande parceira do atleta que pretende uma carreira longeva, vitoriosa e produtiva. O fisioterapeuta ajuda o esportista a se prevenir de lesões graves e acelerar sua recuperação.

Seu trabalho consiste em identificar as principais necessidades do atleta e elaborar um plano de ação eficaz.

Os 4 estágios da fisioterapia esportiva

A realização do trabalho descrita acima por parte do fisioterapeuta passa por 4 fases não necessariamente obrigatórias de serem cumpridas:

  • Prevenção;
  • Reabilitação;
  • Garantia de retorno ao esporte;
  • Atendimento emergencial.

Claro que o ideal é nunca precisar reabilitar um esportista de uma lesão grave realizando o trabalho de prevenção. Mas como esportes normalmente provocam choques, contatos e exigem esforço repetitivo intenso, é muito raro um atleta jamais sofrer uma lesão limitante.

Mesmo executando um bom trabalho de prevenção, alguns choques são inevitáveis e ninguém é de ferro. Portanto, é quase certo que um jogador ao longo da carreira experimente os 4 estágios da fisioterapia esportiva.

Antes de fornecer mais detalhes sobre esses estágios, é importante destacar que atletas amadores também necessitam de avaliação e treinos.  Ainda que não sejam submetidos a mesma intensidade, também são sujeitos a desgastes intensos que podem ser potencializados pela falta de preparo.

O trabalho de prevenção da fisioterapia esportiva

O fisioterapeuta promoverá uma avaliação geral do corpo do atleta. Seu objetivo será o de identificar desequilíbrios musculares e déficit biomecânico para executar movimentos.

O profissional deverá considerar na sua avaliação o tipo de atividade exercida pelo paciente para planejar as sessões de fisioterapia.

Dispondo das informações necessárias, seu plano de ação contemplará o fortalecimento das regiões mais exigidas e a flexibilidade de grupos musculares. Estará sob seu encargo a administração e o auxílio na recuperação dos treinos diários.

Reabilitação na fisioterapia esportiva

O trabalho de reabilitação exercido pelo fisioterapeuta considerará o tipo de lesão, região afetada e a atividade exercida pelo atleta.

Definirá um cronograma para o seu retorno condicionando-o ao cumprimento de metas diárias. O objetivo é sempre garantir a reabilitação pelo menor tempo possível, mas sem arriscar a integridade do atleta.

Garantia de retorno ao esporte

A fisioterapia esportiva deve assegurar um tratamento eficaz para ajudar o esportista a retomar suas atividades rapidamente.

No entanto, esse trabalho deve ocorrer sem adoção de procedimentos artificiais heterodoxos que ponham em risco a saúde do paciente. A velocidade dos resultados jamais deve se sobrepor a qualidade da recuperação

O retorno ao esporte é cabível somente quando a recuperação for total, sem oferecer risco de agravamento e piora da saúde física do atleta.

Atendimento emergencial

É a fase da fisioterapia esportiva mais dramática e intensa, pois ocorre logo após um trauma durante a atividade esportiva.

O trabalho nesse estágio é identificar o tipo e o grau da lesão. A primeira medida é aplicar soluções para reduzir a dor no menor tempo possível.

Ou seja, o enfoque inicial é tornar a dor suportável até que o tratamento propriamente dito possa começar.

Fisioterapia esportiva é na Fisios do Bem!

Para prevenir, tratar e garantir retorno ao esporte com qualidade e segurança confie em profissionais que entendem do assunto. A Fisios do Bem é uma clínica de fisioterapia especializada em tratar atletas profissionais e amadores.

Os especialistas são bem avaliados e contam com mais de dez anos de experiência na área. Saiba mais de nosso trabalho. Agende uma avaliação. Gostou deste conteúdo sobre o papel da fisioterapia esportiva na vida do atleta? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para nós.