Dor no joelho ao dobrar? Veja o que pode ser e como pode aliviar a dor!

Você começou mais uma atividade de caminhada e sentiu uma dor no joelho ao dobrar? Uma dor forte que não consegue ignorar e prejudica o seu desempenho?

Isso é sinal de problema. A questão agora é saber a natureza desse problema, pois dor no joelho ao dobrar pode significar muitas coisas. Somente o surgir de outros sintomas e uma avaliação médica fornece condições para um diagnóstico preciso.

Abaixo, colocamos as principais causas que costumam gerar dor no joelho ao dobrar e o que você pode fazer para aliviar a dor até receber um tratamento adequado ao seu problema.

Confira!

Dor no joelho ao dobrar: principais causas

É importante um conhecimento básico sobre o seu joelho para entender o que pode estar por trás do incômodo

Os joelhos são uma das principais articulações de nosso corpo. Uma de suas funções é suportar o peso de nossa estrutura e para isso conta com os chamados tecidos moles.  Esses tecidos ajudam a amortecer os ossos da articulação.

Articulação composta basicamente por três ossos:

• Rótula;
  • Parte inferior do fêmur;
  • Parte superior da tíbia.

O que mantém esses ossos unidos são ligamentos, tendões e a cartilagem entre os ossos e a rótula.

Qualquer dano ou doenças que afetem alguma dessas partes dessa estrutura complexa do joelho pode causar incômodo.

As principais causas:

Lesões derivadas de traumas

As famosas “pancadas” e torções no joelho.  Seu joelho é composto por quatro ligamentos primários: ligamentos colaterais (colateral lateral e colateral medial) e cruzados (anterior e posterior).

Os laterais ficam nas laterais do joelho e os cruzados ficam na articulação. Quando há um golpe na parte externa ou interna do joelho os ligamentos laterais podem se lesionar e provocar dor

Os ligamentos cruzados são afetados quando há uma mudança brusca de direção (entorse) ou trauma localizado. Normalmente ouve-se um estalo seguido de inchaço instantâneo e dor no joelho ao dobrar.

Dor provocada por artrite

Artrites são outras causas comuns para dor no joelho ao dobrar. As mais corriqueiras são a osteoartrite e a artrite reumatoide.

A primeira é consequência do envelhecimento natural. Ao envelhecer, nossa cartilagem se desgasta e conforme a deterioração progride o incômodo no joelho aumenta até se transformar em uma dor lancinante e contínua ao fazer qualquer movimento.

Normalmente afeta pessoas com mais de 50 anos.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que ataca as articulações do nosso corpo.

Rompimento do menisco

Os meniscos são dois discos em formato de “C” localizados entre a tíbia e o fêmur. Quando há o rompimento de um deles, além da dor no joelho ao dobrar há inchaço, rigidez gradual e estalos.

Idosos são sujeitos a rupturas no menisco devido à deterioração da fibra cartilaginosa com o avançar da idade. Mas é também uma lesão frequente durante práticas esportivas, independendo da idade.

Com exceção da osteoartrite, todas as causas listadas são tratáveis.

Como aliviar a dor no joelho ao dobrar?

Dependendo do caso, não há nada que não seja a medicação certa, ou uma cirurgia, possa fazer para resolver a dor no joelho ao dobrar. As dicas a seguir ajudam a aliviar a dor para poder suportar o incômodo até receber um atendimento especializado.

Para aliviar dor no joelho:

• Ponha gelo sobre o local;
  • Faça uma massagem;
  • Aplique uma compressa morna;
  • Levante a perna e ponha uma almofada embaixo para melhorar a circulação;
  • Faça alongamentos.

Alguns exercícios são úteis para prevenir dores no joelho.

Agende uma consulta na Fisios do Bem

Somente um profissional terá condições de fazer um diagnóstico preciso e receitar a medicação adequada.

Um médico ortopedista é o mais recomendado, mas você pode também marcar uma avaliação em uma clínica de fisioterapia. Não é necessário encaminhamento médico.

A Fisios do Bem faz uma avaliação completa, orienta quanto ao tratamento necessário, planeja e aplica um cronograma de exercícios a depender da gravidade do caso.

Saiba mais de nosso trabalho e agende a sua avaliação!

Gostou deste conteúdo sobre dor no joelho ao dobrar? Então curta, compartilhe. Seu apoio é importante para nós.