Dor na lombar? Saiba como aliviar a dor agora!

Sentiu aquela dor na lombar, tomou um analgésico, ficou de repouso, aliviou um pouquinho, mas a carga voltou de novo.

E agora? Será que é grave? Quais são os tratamentos disponíveis e as possíveis causas para esse transtorno?

Calma, que vamos te dar as respostas para essas perguntas e ainda informar o que você pode fazer para aliviar a dor AGORA!

Mas…

Evite se entupir de analgésico, por favor, se possível.

Mas por quê?

Claro que recorrer a uma medicação que proporciona alívio quase instantâneo a terrível dor na lombar é tentador, mas não é saudável. Esses analgésicos são muitos fortes e podem causar dependência.

Feito esse alerta, vamos entender a gravidade do desconforto que está sentindo.

Classificações de dor na lombar

Há mais de uma categoria de dor na lombar. Elas podem ser provocadas por várias causas que independem da idade (vamos comentar sobre as possíveis causas daqui a pouco):

Dor lombar aguda: aguda, intensa e súbita. Normalmente surge após um esforço físico. A dor pode piorar com qualquer movimento. Dura de 4 a 6 semanas e não precisa de tratamento.

Subaguda: o desconforto não é tão intenso, mas é mais persistente. Dura de 6 semanas a 3 meses.

Crônica: menos intensa que a aguda, mas pode durar 3 meses ou a vida toda(!). Ela é mais comum em pessoas acima de 50 anos, porém pode ocorrer em todas as idades.

Dor referida: uma dor que começa nas costas, mas se irradia para outra parte do corpo (pernas ou glúteos, por exemplo).

Causas da dor na lombar

São várias possibilidades sem restrição de faixa etária, tanto que a dor na lombar ou lombalgia costuma afetar entre 65% e 80% da população mundial

Mais um dado que atesta o quanto esse incômodo é comum: dor nas costas é o segundo motivo mais frequente de faltas no trabalho.

As causas mais comuns para dor na lombar:

• Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Erros de postura;
  • Hérnia de disco;
  • Traumas;
  • Osteofitose;
  • Ciática;
  • Radiculopatia;
  • Perda de massa muscular.

Destaca-se que até o estresse pode desencadear uma lombalgia

O envelhecimento natural também é uma causa comum, devido à degeneração das articulações, discos e ossos da coluna com o avançar da idade. Esse desgaste costuma provocar dor lombar crônica.

Precisamos falar da má postura

Essa causa merece um tópico a parte, pois é um dos principais fatores de risco que atinge todas as idades. Os jovens que ficam muito tempo sentados em frente à tela estão cada vez mais desenvolvendo dor na lombar e parando no médico.

O problema não é ficar sentado (ou em pé, pois também é um risco), mas como se fica e por quanto tempo. Má postura e ficar sentado por horas são os grandes vilões da coluna.

Se você precisa ficar muito tempo sentado, aqui vão algumas dicas:

• A espinha precisa ficar alinhada; as costas e os ombros para trás;
  • Os glúteos devem ficar encostados na parte posterior da cadeira;
  • Evite sentar de lado ou cruzar a perna sobre a outra;
  • Afaste as pernas seguindo a linha do quadril;
  • Não gire o tronco;
  • Levante-se regularmente (a cada 30 min ou 1 hora).

Sintomas de dor na lombar

Os sintomas variam conforme a dor lombar, aguda ou crônica. O estilo de vida do paciente também influencia o agravar ou amenizar de alguns sinais.

Há de se considerar também outros problemas clínicos (existem pelo menos 50 doenças com dor nas costas como sintoma).

Sendo um transtorno causado pelo desgaste ou trauma da coluna, os sintomas mais comuns são:

• Dor intensa e aguda por tempo prolongado;
  • “Queimação” na região lombar;
  • Ciatalgia (extensão da dor para as pernas);
  • “Coluna travada” (não conseguir se movimentar livremente ou ficar de pé).

Se o desconforto durar mais de 12 semanas, a dor na lombar pode ser classificada como lombalgia.

Como aliviar a sua dor agora?

Uma boa medida para aliviar dor na lombar sem recorrer a medicações fortes é usar compressas quentes e frias sobre o local dolorido.

O frio anestesia os nervos e causa a contração dos vasos sanguíneos, o que diminuir o inchaço.

A compressa quente não é indicada nas primeiras 24/48h (ou enquanto o trauma for aparente), porque o calor aumenta o fluxo sanguíneo e pode gerar mais desconforto. Mas depois desse período, a compressa quente relaxa o músculo e proporciona alívio.

Contudo, essa é uma medida paliativa. Se a sua dor for crônica, vai querer viver a base de compressa quente ou fria?

Os casos mais graves e crônicos requerem tratamentos específicos.

Tratamentos

Geralmente costuma-se recomendar repouso para evitar pressão na área dolorida, contudo, não é recomendado ficar em repouso absoluto, pois isso pode atrofiar as fibras.

Analgésicos e anti-inflamatórios são receitados para dores muito fortes, mas como já alertado aqui é necessário moderação para não gerar dependência.

Sessões de massagem são indicadas após a fase aguda, pois ajudam a relaxar e a liberar endorfina.

Os alongamentos são outro recurso para relaxar a musculatura. Também ajudam a evitar o atrofiamento e a rigidez dos músculos.

Fisioterapia é uma excelente forma para fortalecer a musculatura abdominal. Útil para melhorar a mobilidade e flexibilidade. Por isso, é o tratamento mais indicado para quem sofre de dor crônica na lombar.

Se for o seu caso, ou se necessitar de um diagnóstico mais preciso, agende uma avaliação. Nós podemos te ajudar!

Gostou deste conteúdo sobre dor na lombar? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!