7 Razões para Fazer Fisioterapia Preventiva no Esporte

Assim como o sedentarismo pode trazer diversas consequências negativas para o corpo, o excesso das atividades físicas e a realização incorreta também podem. E é por isso que existe a fisioterapia preventiva no esporte.

Ela é responsável por promover um melhor desempenho esportivo para os atletas e evitar lesões durante os treinos ou competições.

Os métodos utilizados variam conforme o esporte e a musculatura utilizada em cada um, e também variam com as lesões que determinado atleta está mais propenso a sofrer conforme as suas características físicas.

Por que realizar a fisioterapia preventiva no esporte?

Os exercícios e estratégias de prevenção desse tipo de fisioterapia nos trazem diversos benefícios. Conheça os 7 principais:

  1. Diminui o risco de lesões

A fisioterapia preventiva no esporte tem como sua principal finalidade a prevenção das lesões. O que permite que o atleta realize os seus treinos com muito mais segurança e eficácia, para realizar uma boa performance sem danos à saúde.

É essencial para indivíduos que realizam atividades físicas intensas com muita frequência, o que pode causar a sobrecarga dos músculos. A fisioterapia trabalha no fortalecimento do músculo de modo a evitar consequências negativas.

  • Ajuda o atleta a suportar a intensidade exigida nos treinos

O fortalecimento dos músculos gera uma significativa melhora no condicionamento físico do atleta, fazendo com que ele tenha mais disposição nos treinos e canse com menos facilidade. Ou seja, melhora a sua performance em situações como as competições.

  • Previne diversas doenças

As técnicas da fisioterapia preventiva no esporte contam com diversos exercícios que podem melhorar o sistema circulatório e as funções pulmonares. Dessa forma, previne até mesmo as doenças cardíacas, melhorando a saúde do atleta a longo prazo.

  • Melhora a saúde psicológica

As atividades físicas, quando bem realizadas, fazem o organismo liberar endorfina, o hormônio do bem-estar. Fazendo com que ocorra uma melhora na saúde mental do atleta.

Além de que um melhor desempenho nos esportes contribui para a sensação de autoconfiança e auto satisfação.

  • Melhora o desempenho em atividades que antes eram consideradas difíceis

Realizar fisioterapia esportiva faz com que você esteja preparado para diversas atividades que possuía dificuldade anteriormente. O que te faz aumentar as suas habilidades e melhorar a sua utilidade.

  • Realiza o diagnóstico clínico de lesões já existentes

Além de prevenir lesões, a fisioterapia preventiva no esporte também ajuda na identificação de lesões já existentes e a melhora das mesmas.

São propostos exercícios e procedimentos com a finalidade de promover a recuperação funcional e permitir o retorno às atividades esportivas em um período mais curto.

  • Auxilia na descoberta dos limites do próprio corpo

Um ponto extremamente essencial para um bom rendimento esportivo é conhecer o seu próprio corpo, e os seus limites.

Quando o atleta tem essa consciência, ele sabe o que fazer e o que não fazer para evitar lesões e machucados.

Dessa forma, ele se sente muito mais confiante quando está realizando as suas atividades esportivas.

A fisioterapia é uma ótima aliada no esporte

As técnicas de fisioterapia funcionam para todos os tipos de esportes, e todos os atletas, conforme as particularidades do organismo de cada um. Fazendo com que a sua prática seja extremamente benéfica para todos.

Portanto, vale a pena que todos os atletas realizem a fisioterapia preventiva nos esportes para promover a saúde física e mental, melhorar o desempenho em treinos e se destacar nas competições.

Procure um fisioterapeuta para te auxiliar nessa missão e aumentar a sua qualidade de vida de uma forma significativa. Gostou deste conteúdo sobre fisioterapia preventiva no esporte? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença!