Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Fisioterapia Ortognática

Fisioterapia ortognática é de extrema importância no pós operatório de cirurgia ortognática. A cirurgia é um procedimento com a finalidade de corrigir alterações no desenvolvimento ósseo facial, como em casos de prognatismo ou retrognatismo mandibular.

A deformidade do esqueleto facial pode ser associada a síndromes, anomalias e também causas genéticas. Nos casos mais leves, o problema pode ser resolvido com tratamento ortodôntico (aparelho nos dentes), mas em casos mais graves em que o problema não se encontra apenas nessa região, é indicada a cirurgia.

O paciente normalmente sai da cirurgia com alguns sintomas, como a dor na mandíbula, dor facial, enxaqueca, dificuldade para falar ou para mastigar, limitação dos movimentos faciais, entre diversos outros.

É por isso ser necessário ocorrer um acolhimento dos familiares e amigos do paciente, pois é um momento bastante sensível. E é indispensável a realização de tratamentos fisioterapêuticos.

Quais os benefícios da fisioterapia ortognática?

A fisioterapia ortognática possui a finalidade de tornar o tempo de recuperação mais suportável e tranquilo, e ajudar o paciente a voltar para as suas atividades normais mais rápido.

Quando a fisioterapia se inicia logo após a cirurgia, os resultados são ainda mais efetivos, e também acelera o processo da cicatrização.

Benefícios:

  • Auxilia o paciente no processo de mastigar;
  • Auxilia o paciente a movimentar a face mais livremente;
  • Elimina ou reduz significativamente o sintoma da dor;
  • Reduz o edema facial;
  • Estimula o retorno da sensibilidade nas áreas faciais mais afetadas.

A fisioterapia realiza essas funções através de tratamentos. Cada um possui uma finalidade mais específica, e isso vai depender das necessidades e sintomas mais comuns daquele paciente.

Para saber mais sobre os diferentes tipos de tratamento, acompanhe os próximos tópicos.

Quais são os tratamentos utilizados?

Existem vários tratamentos efetivos de fisioterapia ortognática e caberá ao fisioterapeuta decidir quais são os mais indicados para cada paciente. Conheça alguns dos tratamentos:

  • Drenagem linfática facial — procedimento realizado nos pacientes que apresentam o edema facial (inchaço). Consiste em técnicas de massagem que auxiliam na redução dos líquidos da região, resultando na eliminação do inchaço. A drenagem linfática também pode ser realizada de forma preventiva, ou seja, quando o paciente não apresentou inchaço, mas quer evitá-lo. A massagem pode ser realizada de forma manual ou com equipamentos.
  • Mímica facial — este tratamento é ideal para pacientes que, após a cirurgia, passaram a ter limitações nos movimentos faciais. Ou seja, possuem dificuldade para falar, mastigar e engolir. Em frente a um espelho, o paciente deve realizar movimentos indicados pelo fisioterapeuta. Para que ele “treine” bem a região, acelerando o processo da recuperação.
  • Crioterapia — finalmente, falaremos sobre um tratamento para a dor, um sintoma bem comum entre os pacientes que passaram pela cirurgia ortognática. A crioterapia ameniza esse sintoma, aplicando gelo no rosto do paciente para proporcionar a sensação de alívio.

Além dos descritos acima, a fisioterapia ortognática conta com uma série de outros tratamentos, como:

  • Linfo bandagem;
  • Laser para a redução da dor;
  • Instrumentos de mastigação.

Conclusão

Os sintomas pós-operatórios da cirurgia ortognática são bem incômodos e atrapalham bastante a rotina do paciente.

Afinal, é bem difícil focar em qualquer atividade quando você está com dores faciais, na mandíbula ou dores de cabeça intensas, e, principalmente, dificuldade para comer e falar.