O que é Liberação Miofascial?

A liberação miofascial é uma técnica para aliviar dores musculares e prevenir lesões. O procedimento consiste na aplicação de pontos de pressão em partes específicas do corpo.

A técnica se encontra hoje incorporada às especialidades da fisioterapia e nos tratamentos voltados para o relaxamento muscular.

Mas o que a diferencia de uma massagem qualquer? Por que recebe esse nome? Para entender os diferenciais da liberação miofascial é fundamental compreender o que é a fáscia.

Conhecendo a fáscia

“Fáscia” é o nome que se dá a uma espécie de lâmina que reveste e separa diferentes estruturas do corpo. Trata-se de um tecido com diferentes espessuras que envolve as articulações, os ossos, os nervos, enfim, toda a musculatura do corpo.

É a fáscia que dá sustentação aos músculos e evita que se atritem um contra os outros quando nos movimentamos.

É possível ter uma noção visual da fáscia caso já tenha visto um tecido fibroso e cinza em meio às carnes bovina.

Mas qual a sua relação com a liberação miofascial?

Ocorre que quando sofremos algum traumatismo, mantivermos uma postura inadequada ou tencionamos demais algumas partes de nosso corpo, a fáscia pode sofrer alterações.

Ela pode ficar mais rígida, espessa, aderir excessivamente algumas partes do corpo, enfim, sofrer uma mudança significativa.

Alteração que pode ter como efeito provocar dor ao se movimentar, ao ficar em determinada postura e até enfraquecer os músculos.

Transtornos que causam incômodos e prejudicam a qualidade de vida. Situações que pedem a ação de uma liberação miofascial.

Sobre a aplicação da liberação miofascial

A chamada liberação miofascial tratará de restaurar a fáscia, de devolvê-la a sua melhor forma. Para isso, a massagem é aplicada em regiões específicas, em áreas de interligação entre músculos e juntas, porque são os locais onde se posiciona a membrana.

A massagem é direcionada e não aleatória e pode se valer de diferentes instrumentos. Usa-se desde as mãos para aplicar pressão sobre os locais onde se posiciona a fáscia a rolos de massagem.

Além de aplicar pressão em locais estudados e usar objetos durante as sessões, a liberação miofascial se diferencia também por variar a carga de pressão.

O profissional deve alternar a intensidade da pressão conforme o local da dor do paciente. Característica que torna o trabalho do profissional diferenciado.

Há contraindicações?

Sim, há algumas. É importante destacar que as primeiras sessões serão doloridas, principalmente se a sua necessidade for tratar lesões.

A pressão será aplicada no exato local da dor e certamente causará desconforto. Mas a dor é tolerável e passageiro e logo a sensação de relaxamento dominará.

Contudo, se você tiver hipersensibilidade a dor, pode ser uma provação difícil de lidar.

É contraindicado para pessoas com problema de circulação, usuária de medicamentos anticoagulantes, com hematomas ou gestantes do primeiro semestre.

Faça liberação miofascial na Fisios do Bem!

Se procura por uma boa referência na Vila Olímpia, ou adjacências, em São Paulo, visite a Fisios do Bem. É a clínica de fisioterapia melhor avaliada da região e tem como uma de suas especialidades a liberação miofascial.

Gostou deste conteúdo sobre liberação miofascial? Curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença!