Fisioterapia Esportiva em São Paulo! O melhor lugar para tratar e prevenir lesões!

A maioria das pessoas lembra-se da fisioterapia esportiva quando ocorre uma lesão grave em um atleta conhecido e importante, principalmente para o seu time do coração.

Ao longo dos próximos dias e semanas, o noticiário esportivo relacionado ao atleta é povoado por imagens e comentários sobre o seu processo de recuperação, a gravidade da lesão, a previsão para o seu retorno, etc.

Quando volta antes do previsto, é motivo de elogio da equipe de fisioterapia esportiva, mas quando as lesões são recorrentes ou de tratamento muito demorado, o departamento é motivo até de protesto por torcidas organizadas.

No entanto, o que muita gente não sabe e fica surpreendida é saber que a fisioterapia esportiva não se limita a tratar de lesões.

Claro, essa é uma de suas principais atribuições, no entanto, é apenas uma delas.

Outra menos conhecida diz respeito a prevenção. Fisioterapia não é recomendada apenas para tratar de lesões musculares, mas também para fortalecer músculos visando reduzir as chances do atleta de se lesionar.

Fisioterapia esportiva é indicada apenas para atletas profissionais?

Isso é outra lenda e provavelmente cultivada devido a essa área da fisioterapia ser muito associada a atletas d alta performance.

Mas o fato é que a fisioterapia esportiva é recomendada para qualquer perfil de atleta, seja ele profissional com muita quilometragem nos gramados e quadras, seja um amador em começo de atividade.

Todos são humanos, necessitam de bom condicionamento físico, se lesionam e precisam ser tratados.

Portanto, não há restrição de público.

Na verdade, a fisioterapia esportiva é recomendada para toda e qualquer pessoa que pretenda iniciar atividades físicas regularmente de modo competitivo e que precisa se regenerar de lesões musculares.

Como funciona a fisioterapia esportiva?

Ela é aplicada de forma individual e seu planejamento é estruturado após a avaliação do fisioterapeuta. Munido das informações corretas e examinando o corpo do atleta, ele terá condições de elaborar exercícios personalizados para prevenir ou tratar lesões.

No caso da prevenção, ele baseia os exercícios conforme o esporte praticado pelo atleta. Se jogador de futebol, prioriza o fortalecimento muscular das pernas, aplica exercícios aeróbicos. Se jogadores de vôlei, prioriza os braços e os joelhos devido aos saltos e assim por diante.

Cada modalidade exige mais de determinadas partes do corpo e isso demanda fisioterapia esportiva personalizada.

Em se tratando de lesões, vale a mesma lógica. Se avalia o local, o grau do edema, e a necessidade do atleta para ministrar exercícios e prescrever medicações que garanta recuperação plena, preservando o máximo da qualidade de vida.

As técnicas empregadas no tratamento

Como explicado acima, a aplicação das técnicas pode variar dependendo da lesão e necessidades de cada atleta. As técnicas mais usuais em tratamentos de fisioterapia esportiva são:

  • Terapia funcional;
  • Eletroterapia;
  • Acessórios com faixa elástica;
  • Bicicleta ergométrica.

Entre outros.

Agende sua consulta!

Viu como a fisioterapia esportiva é importante? Se você está pensando em iniciar atividade esportiva e precisa de profissionais experientes e qualificados para garantir bom condicionamento físico, entre em contato com a Fisios do Bem.

Somos uma clínica especializada em fisioterapia esportiva. Fornecemos profissionais com vasta experiência, que podem te atender até na sua casa.

Entre em contato para mais informações!

Gostou deste conteúdo sobre fisioterapia esportiva? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio e sua opinião são muito importantes para o nosso trabalho!