BLOG

A importância da fisioterapia terceira idade

A fisioterapia terceira idade é um dos principais recursos do idoso para garantir uma terceira idade sadia, com usufruto do melhor da qualidade de vida por tempo prolongado.

 No Brasil, a expectativa de vida aumentou nas últimas décadas. Hoje temos uma população com mais de 60 anos volumosa, que necessita de cuidados especiais.

Naturalmente, conforme envelhecemos, muito de nossas capacidades funcionais são reduzidas. Nossa musculatura enfraquece, a mobilidade reduz, as dores aparecem até mesmo em atividades simples.

Se levantar, pentear o cabelo, caminhar, sentar, enfim, praticamente mover-se se torna um desafio e um suplício diário.

Claro que ninguém consegue ter uma qualidade de vida razoável lidando com tais limitações. E é necessário saber lidar com elas, porque conforme aumenta a expectativa de vida, mais longeva se tornam nossas atividades e tendemos a ficar mais frágeis.

A fisioterapia terceira idade, sob este contexto, constitui uma atividade fundamental para prolongar a qualidade de vida do idoso e tornar a sua velhice mais suportável e serena.

Mas como a fisioterapia terceira idade ajuda os idosos? Quais os seus efeitos no organismo? Quais são os seus principais benefícios? Tire todas essas dúvidas nos tópicos abaixo.

Confira!

Como a fisioterapia terceira idade contribui para a qualidade de vida do idoso?

Os treinos de fisioterapia terceira idade são responsáveis por tratar e prevenir lesões e outros incômodos corporais em decorrência de traumas ou de perdas fisiológicas.

Os exercícios aplicados visam fortalecer a musculatura dos idosos, principalmente de braços e pernas, assim como promover maior flexibilidade e relaxamento das fibras a fim de evitar desgastes desnecessários.

As sessões de treinos são planejadas individualmente pelos fisioterapeutas após uma avaliação médica personalizada.

Munido das principais informações e necessidades do paciente, os profissionais cuidam de elaborar sessões de fisioterapia terceira idade que atendam seus melhores interesses e exijam nível suportável de treino.

Os exercícios da fisioterapia terceira idade podem ser realizados em uma clínica de fisioterapia ou na casa do próprio paciente via atendimento domiciliar, ou online. Contudo, independente da modalidade de atendimento, é essencial que as sessões sejam planejadas por profissionais experientes e que se encarreguem de monitorar a evolução de seu histórico.

A prática constante de fisioterapia terceira idade retarda o desenvolvimento de doenças crônicas e também de incapacidades físicas.

Quais critérios adotar ao escolher clínica de fisioterapia terceira idade?

Recomendamos que adote como critério escolher clínicas de fisioterapia que apresentem entre suas especialidades exercícios voltados para o idoso.

Outro diferencial é se a clínica fornecer atendimento domiciliar, indicado especialmente para idosos que estejam com dificuldade de locomoção.

Antes de entrar em contato pesquise sobre a clínica, se ela tem ficha no Google, avaliações e se são positivas.

Observe também a estrutura do lugar quando for visitar as instalações. Pergunte se as sessões serão realizadas individualmente ou em grupo e em quais locais serão aplicadas.

Recomendação de clínica para fisioterapia terceira idade

A Fisios do Bem é uma das principais referências de São Paulo em fisioterapia terceira idade. Localizada na Vila Olímpia, conta com profissionais experientes em fornecer atendimento na clínica e domiciliarmente.

Seu atendimento é personalizado e humanizado, as necessidades dos pacientes são consideradas na hora de planejar as sessões de fisioterapia, pois a Fisio do Bem preza por tratamento que preserve e promova a qualidade de vida.

Extremamente bem avaliada, a Fisios do Bem conta com estrutura especial para idosos, equipamentos e recursos dedicados para atender esse público em todas as suas necessidades.

Gostou deste conteúdo sobre a importância da fisioterapia terceira idade? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio e sua opinião são muito importantes para o nosso trabalho.

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter